ESTE ARTIGO APRESENTA A ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA ENVOLVENDO A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. A PROPOSTA DIDÁTICA SURGIU COM O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO BIMESTRAL EM QUE O EIXO TEMÁTICO ABORDADO FOI SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. A MESMA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGOA SECA - PARAÍBA, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE 20 ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARTINDO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA E BASEANDO-SE NAS RESPOSTAS DOS ALUNOS FORAM SUGERIDAS ATIVIDADES INTERATIVAS QUE OS LEVARAM À CONSTRUÇÃO DE MESAS E PUFFS COM USO DE GARRAFAS PET. O AMBIENTE DE INTERVENÇÃO SE DEU NA PRÓPRIA SALA DE AULA E AS ATIVIDADES TIVERAM COMO OBJETIVO CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE A SUSTENTABILIDADE/MEIO AMBIENTE, MATERIAIS RECICLÁVEIS; FACILITAR A COMPREENSÃO DE ALGUNS CONCEITOS PRIMITIVOS DA GEOMETRIA; DIFERENCIAR GEOMETRIA PLANA DE ESPACIAL; E UTILIZAR AS UNIDADES DE MEDIDAS E DE COMPRIMENTO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS E INTERAGIRAM MAIS ENTRE ELES.