O PRESENTE ARTIGO PRETENDE BUSCAR E VERIFICAR AS POSSIBILIDADES DE SE PROMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA), O ENSINO DE GEOGRAFIA (EG), MINISTRADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (EB) DO SISTEMA EDUCACIONAL NACIONAL (SEM). O PRINCIPAL OBJETIVO DO ESTUDO FOI CONSTRUIR UMA DISCUSSÃO VOLTADA À TEMÁTICA AMBIENTAL E SUA INTERDISCIPLINARIDADE, IDENTIFICANDO AS POTENCIALIDADES DOS SUJEITOS DOCENTES DA GEOGRAFIA, E A CAPACIDADE DESTES, EM REPENSAR E PRATICAR UM PROCESSO EDUCATIVO BUSCANDO A FORMAÇÃO DE UMA NOVA MENTALIDADE ECOLÓGICA EM TODOS OS ENVOLVIDOS NO E COM O SISTEMA ESCOLAR. FOI REALIZADA A METODOLOGIA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE SE TRATOU DE ANALISAR ALGUMAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS (DE AUTORES DISPONÍVEIS), RELACIONADAS E OU PERTINENTES À EA E O EG, EM TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. A POSSÍVEL CONCLUSÃO MAIS IMPORTANTE – É QUE O PROCESSO AQUI DISCUTIDO, EXIGE MUDANÇAS, COMUNHÃO DE ESFORÇOS E ENVOLVIMENTO E OU COMPROMETIMENTO DE DIVERSOS ATORES (PROFESSORES, ADMINISTRADORES EDUCACIONAIS, GOVERNANTES, DOCENTES UNIVERSITÁRIOS, ALUNOS, PAIS E COMUNIDADE EM GERAL), UMA VEZ QUE AS TEMÁTICAS PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E PROMOVER AÇÕES CAPAZES DE SOLUCIONAR PROBLEMAS AMBIENTAIS DAS COMUNIDADES ONDE AS ESCOLAS ESTÃO LOCALIZADAS.