O ESTUDO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO TOCANTE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI REFLETIR SOBRE A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA PERSPECTIVA DE PROMOVER UM ENSINO ADEQUADO AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA. JÁ OS ESPECÍFICOS INTENTARAM PERCORRER A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS REIVINDICAÇÕES E CONQUISTAS POLÍTICAS PARA ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À INCLUSÃO ESCOLAR, MAIS ESPECIFICAMENTE VOLTADA PARA ALUNOS COM TEA; IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA EM PARCERIA COM A ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TEA; DESCREVER O COMPORTAMENTO, A SINTOMATOLOGIA, O DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TEA.O PROBLEMA DE PESQUISA FICOU CIRCUNSCRITO A SEGUINTE INDAGAÇÃO: COMO A FAMÍLIA E A ESCOLA PODEM TRABALHAR PARA DIMINUIR OS IMPACTOS DA INCLUSÃO E PROMOVER UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA DAS CRIANÇAS COM TEA NAS ESCOLAS? PARTINDO DA PREMISSA QUE A EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS, E O DEVER DO ESTADO É GARANTIR QUE TODOS SEJAM ATENDIDOS INTEGRALMENTE, A PRINCIPAL HIPÓTESE QUE SE TEM INICIALMENTE É QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA PRECISA BUSCAR NOVOS ELEMENTOS DA INCLUSÃO E INCORPORAR NO CURRÍCULO PRÁTICAS QUE DERAM CERTO EM OUTROS LUGARES. A PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA E FOI PRODUZIDA COM VISTAS A PROMOVER NOVOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. A INVESTIGAÇÃO MOSTROU QUE É IMPRESCINDÍVEL UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE ESCOLA E A FAMÍLIA, PARA QUE AMBOS BUSQUEM ALTERNATIVAS POSSÍVEIS PARA MELHOR O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM TEA.