O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO, EVIDENCIAR AS DIFICULDADES E OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SOBRETUDO AO LONGO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA JÁ É UMA REALIDADE EM ALGUMAS ESCOLAS BRASILEIRAS, MAS NEM TODAS ELAS ESTÃO INSTRUMENTALIZADAS PARA ACOMPANHAR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. ALÉM DISSO, OUTRO OBSTÁCULO A SER SUPERADO É O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CUJOS CURRÍCULOS ANTIGOS NÃO CONTEMPLAVAM OS ASPECTOS INCLUSIVOS, COMO RESULTADO, ALGUNS PROFESSORES NÃO FORAM PREPARADOS PARA ATUAR NESSA ÁREA. SENDO ASSIM, A EXCLUSÃO GERA A EVASÃO ESCOLAR, VISTO QUE NÃO HÁ PERSPECTIVA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, NESTE CONTEXTO. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEM COMO OBJETIVO NÃO SÓ A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA, MAS TAMBÉM FAZER COM QUE ESSES ALUNOS SEJAM VISTOS COMO IGUAIS E QUE SUAS LIMITAÇÕES FÍSICAS OU INTELECTUAIS NÃO SEJAM OBSTÁCULOS DE TER UMA FORMAÇÃO ESCOLAR ADEQUADA. DIANTE DA NECESSIDADE DE EXPOR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELATAMOS AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA UNIDADE ESCOLAR BUCAR NETO NA CIDADE DE FLORIANO-PI, DESTACANDO O PIBID NESTE PROCESSO FORMATIVO.