ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM ESTUDO LIMIAR SOBRE O NÍVEL DE COGNIÇÃO DOS ATORES DA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO-TÉCNICO DA PARAÍBA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTOU-SE DE UMA PESQUISA COM ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE CUMPRIU-SE COM QUESTIONÁRIOS DE ROTEIRO SEMIESTRUTURADO CONTENDO PERGUNTAS QUE COMPÕEM A MATERIALIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO, APLICADO ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA. OS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA ESTENDERAM-SE PELA VICE-DIRETORA, PROFESSOR, FUNCIONÁRIA E ALUNO DA MESMA ESCOLA DE REDE ESTADUAL. A INTENÇÃO É IDENTIFICAR A COMPREENSÃO DOS PARTICIPANTES SOBRE GESTÃO ESCOLAR E ARTICULÁ-LAS COM OS CONCEITOS DE POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO. ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHOR VISÃO DO CONTEXTO ESCOLAR E PELA ISONOMIA DE INFORMAÇÕES NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO.