ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, OS MESMOS FAZEM PARTE DO PROGRAMA –RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E DESENVOLVEM ESTUDOS ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA, VISANDO A CRIAÇÃO DE PROBLEMAS QUE PERMITEM A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ESTÍMULO DE QUESTIONAMENTO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM. A EXPERIMENTAÇÃO QUANDO UTILIZADO PARA FINS PEDAGÓGICOS, TORNA-SE UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA, PORÉM NEM TODOS OS PROFESSORES A UTILIZA, SEJA POR FALTA DE LABORATÓRIO NAS ESCOLAS OU POR FALTA DE DOMÍNIO DO PROFESSOR AO TENTAR RELACIONAR A TEORIA E PRÁTICA. DESSE MODO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ALIANDO AO USO DOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS QUE COMPUSERAM ESTE TRABALHO, HOUVE A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ÁCIDO-BASE COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA GUIOMAR KRAUSE GONÇALVES, LOCALIZADA NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, COM O INTUITO DE PERCEBER A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ABORDADOS NA PRÁTICA EXPERIMENTAL. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE SOMENTE AULAS TEÓRICAS NÃO EMERGEM COMPREENSÃO SUFICIENTE DO CONTEÚDO MINISTRADO, E QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INCENTIVAM OS ALUNOS A REFLETIREM E ARGUMENTAREM, POR ISSO, ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES FEITAS OBSERVOU-SE QUE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO APRESENTA-SE COMO UMA FORMA DIDÁTICA, NA QUAL, FORNECE MAIS ELEMENTOS, ARGUMENTOS, FATOS, QUE, EM CONJUNTO COM OUTROS CONHECIMENTOS, PODEM AJUDAR NA COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO.