Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO FÍSICA E OS SEUS SIGNIFICADOS EM UM CONTEXTO GERAL NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, SIGNIFICADOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58241
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2386
    "inscrito_id" => 10101
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA E OS SEUS SIGNIFICADOS EM UM CONTEXTO GERAL NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS ATRIBUEM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DO OLHAR DESSES ALUNOS SOBRE ESSA DISCIPLINA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR E ASSIM TRAZER À TONA REFLEXÕES QUE POSSIBILITEM A CORREÇÃO DE ROTAS QUANTO AS ABORDAGENS, CONTEÚDOS, PRÁTICAS E MÉTODOS DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A FINALIDADE DE EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA ACADÊMICA E SOCIAL QUE A DISCIPLINA POSSUI PERANTE O AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA USA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS. AO TODO 70 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL COLABORARAM COM ESTA INVESTIGAÇÃO. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZAMOS O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO EM TRÊS ETAPAS, COMO DESCREVE BARDIN (2011): A PRÉ-ANÁLISE, A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS. O PROCESSO ANALÍTICO MOSTRA QUE O ENTENDIMENTO QUE OS ESTUDANTES TÊM É DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTIVIZADA, MAS QUE TAMBÉM TEM SEU FOCO NO TRABALHO VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O FORTALECIMENTO DO SENTIMENTO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE UM GRUPO, SENDO O PRINCIPAL FATOR DE MOTIVAÇÃO OU DESMOTIVAÇÃO PROVENIENTE DA MANEIRA COM A QUAL O PROFESSOR TRABALHA (OU NÃO) SEUS CONTEÚDOS EM AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, SIGNIFICADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10101_17082019170805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL MARTINS BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MARTINS"
    "autor_email" => "danielmartinsbraga@hotmai"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ - SEDUC CE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58241
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2386
    "inscrito_id" => 10101
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA E OS SEUS SIGNIFICADOS EM UM CONTEXTO GERAL NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS ATRIBUEM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DO OLHAR DESSES ALUNOS SOBRE ESSA DISCIPLINA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR E ASSIM TRAZER À TONA REFLEXÕES QUE POSSIBILITEM A CORREÇÃO DE ROTAS QUANTO AS ABORDAGENS, CONTEÚDOS, PRÁTICAS E MÉTODOS DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A FINALIDADE DE EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA ACADÊMICA E SOCIAL QUE A DISCIPLINA POSSUI PERANTE O AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA USA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS. AO TODO 70 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL COLABORARAM COM ESTA INVESTIGAÇÃO. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZAMOS O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO EM TRÊS ETAPAS, COMO DESCREVE BARDIN (2011): A PRÉ-ANÁLISE, A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS. O PROCESSO ANALÍTICO MOSTRA QUE O ENTENDIMENTO QUE OS ESTUDANTES TÊM É DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTIVIZADA, MAS QUE TAMBÉM TEM SEU FOCO NO TRABALHO VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O FORTALECIMENTO DO SENTIMENTO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE UM GRUPO, SENDO O PRINCIPAL FATOR DE MOTIVAÇÃO OU DESMOTIVAÇÃO PROVENIENTE DA MANEIRA COM A QUAL O PROFESSOR TRABALHA (OU NÃO) SEUS CONTEÚDOS EM AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, SIGNIFICADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10101_17082019170805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL MARTINS BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MARTINS"
    "autor_email" => "danielmartinsbraga@hotmai"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ - SEDUC CE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS ATRIBUEM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DO OLHAR DESSES ALUNOS SOBRE ESSA DISCIPLINA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR E ASSIM TRAZER À TONA REFLEXÕES QUE POSSIBILITEM A CORREÇÃO DE ROTAS QUANTO AS ABORDAGENS, CONTEÚDOS, PRÁTICAS E MÉTODOS DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A FINALIDADE DE EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA ACADÊMICA E SOCIAL QUE A DISCIPLINA POSSUI PERANTE O AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA USA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS. AO TODO 70 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL COLABORARAM COM ESTA INVESTIGAÇÃO. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZAMOS O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO EM TRÊS ETAPAS, COMO DESCREVE BARDIN (2011): A PRÉ-ANÁLISE, A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS. O PROCESSO ANALÍTICO MOSTRA QUE O ENTENDIMENTO QUE OS ESTUDANTES TÊM É DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTIVIZADA, MAS QUE TAMBÉM TEM SEU FOCO NO TRABALHO VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O FORTALECIMENTO DO SENTIMENTO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE UM GRUPO, SENDO O PRINCIPAL FATOR DE MOTIVAÇÃO OU DESMOTIVAÇÃO PROVENIENTE DA MANEIRA COM A QUAL O PROFESSOR TRABALHA (OU NÃO) SEUS CONTEÚDOS EM AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.