O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS ATRIBUEM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DO OLHAR DESSES ALUNOS SOBRE ESSA DISCIPLINA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR E ASSIM TRAZER À TONA REFLEXÕES QUE POSSIBILITEM A CORREÇÃO DE ROTAS QUANTO AS ABORDAGENS, CONTEÚDOS, PRÁTICAS E MÉTODOS DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A FINALIDADE DE EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA ACADÊMICA E SOCIAL QUE A DISCIPLINA POSSUI PERANTE O AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA USA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS. AO TODO 70 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL COLABORARAM COM ESTA INVESTIGAÇÃO. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZAMOS O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO EM TRÊS ETAPAS, COMO DESCREVE BARDIN (2011): A PRÉ-ANÁLISE, A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS. O PROCESSO ANALÍTICO MOSTRA QUE O ENTENDIMENTO QUE OS ESTUDANTES TÊM É DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTIVIZADA, MAS QUE TAMBÉM TEM SEU FOCO NO TRABALHO VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O FORTALECIMENTO DO SENTIMENTO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE UM GRUPO, SENDO O PRINCIPAL FATOR DE MOTIVAÇÃO OU DESMOTIVAÇÃO PROVENIENTE DA MANEIRA COM A QUAL O PROFESSOR TRABALHA (OU NÃO) SEUS CONTEÚDOS EM AULA.