UMA IMPORTANTE QUESTÃO SEMPRE LEVANTADA NA ÁREA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIZ RESPEITO À MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A PRÁTICA DO ENSINO. UMA ALTERNATIVA QUE SE PODE TRABALHAR ENFATIZA AS INTERFACES QUE NATURALMENTE SE FORMAM ENTRE POLÍTICAS CURRICULARES, LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO, EIXOS TEMÁTICOS DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PROFISSIONAL E AS ATIVIDADES DE ENSINO. PRETENDENDO ENCONTRAR UM RACIOCÍNIO INTEGRADO QUE SEJA ÚTIL PARA O DELINEAMENTO TANTO DO PLANEJAMENTO DO ATO PEDAGÓGICO QUANTO DA PRÁTICA DA PESQUISA SOBRE O ENSINO, DESENVOLVEU-SE UM ESTUDO BASEADO NA LITERATURA ACADÊMICA SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES, LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ADEMAIS, FORAM SELECIONADOS 19 TRABALHOS SOBRE O CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS). PARTINDO DE UM RACIOCÍNIO INTEGRADO ENTÃO CONSTRUÍDO, PROPÔS-SE SER POSSÍVEL TRABALHAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA DADOS DA ECOLOGIA ACADÊMICA, COMO EM TORNO DE FENÔMENOS EPISÓDICOS DA DINÂMICA POPULACIONAL DA ESPÉCIE, A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, ENTRE OUTRAS QUESTÕES. DESTA FORMA, PROPORCIONA-SE A VIVÊNCIA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE CONTEÚDOS ADQUIRIDOS DURANTE A FORMAÇÃO ESPECÍFICA, AUMENTANDO A SATISFAÇÃO DO LICENCIANDO COM O ESTÁGIO CURRICULAR.