O PRESENTE TRABALHO ABORDA QUESTÕES EDUCACIONAIS DISCUTIDAS NA CONTEMPORANEIDADE E BUSCA REFLETIR ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, DA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, BEM COMO DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA CULTURA LETRADA, NA TENTATIVA DE VERIFICAR O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DIANTE DOS DESAFIOS APRESENTADOS PELAS MUDANÇAS SOCIAIS. A ANÁLISE TAMBÉM FOCALIZOU DE QUE MANEIRA AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, INTEGRADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, INFLUENCIAM NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO FOI PESQUISAR INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, NA BAHIA, ENTREVISTANDO GESTORES E PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA OBTER INFORMAÇÕES, BEM COMO PERCEBER, A PARTIR DOS DADOS COLETADOS EM CAMPO, QUE OS PROGRAMAS E AS AÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE INTEGRAM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO CONDIÇÕES PERTINENTES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS INVESTIGADAS. COM A PESQUISA CONSTATAMOS QUE ALGUMAS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ATENDAM ÀS REAIS NECESSIDADES E OS DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA LETRADA, SÃO MECANISMOS FAVORÁVEIS QUE TENDEM A CONTRIBUIR COM O EMPREGO ADEQUADO DE AÇÕES NA APROPRIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA O USO EM PRÁTICAS SOCIAIS.