O OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA VEIO PARTINDO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEIA-SE NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA, AO LONGO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, AO CORRIGIR AS REDAÇÕES ESCOLARES OU DEMAIS PRODUÇÕES TEXTUAIS REALIZADAS PELOS ALUNOS PODE-SE CONSTATAR QUE HÁ UMA TRANSCRIÇÃO DA FALA DIRETAMENTE NA ESCRITA, OU SEJA, OS ALUNOS ESCREVEM, NA MAIORIA DAS VEZES DA FORMA QUE FALAM E NÃO COMO ORIENTA A GRAMÁTICA. ASSIM, VERIFICAMOS A INFLUÊNCIA DA FALA NOS MODOS DE PRODUÇÃO DE ESCRITA DE ALUNOS, PARA, EM SEGUIDA, DESENVOLVERMOS UM TRABALHO REFLEXIVO COM OS ALUNOS PROPONDO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS CAPAZES DE REVERTER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO ALUNADO, VISTO QUE OS ALUNOS TENDEM A TRANSFORMAR O MODO COM QUE SE FALA OU QUE SE ESCUTA OS DEMAIS EM ESCRITA, BASEANDO-SE NA SUA LÍNGUA O MODO DE ESCREVER E TRANSCREVER PALAVRAS E TEXTOS. NOSSA PESQUISA PAUTOU-SE NOS SEGUINTES OBJETIVOS, GERAL: INTERVIR NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS DE FORMA REFLEXIVA, E ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR NAS PRODUÇÕES ESCRITAS PALAVRAS TRANSCRITAS DA FORMA QUE SE FALA; REFLETIR SOBRE A ORTOGRAFIA E A FORMA CORRETA DE ESCREVER SEGUNDO AS REGRAS DE ORTOGRAFIA; E, VALORIZAR A FORMA COM QUE OS ALUNOS ESCREVEM, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CULTURA E O MEIO SOCIAL EM QUE VIVEM.
DESSA FORMA UTILIZAMOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AS IDEIAS DE ZORZI (1998; 2009), GERALDI (1996), CAGLIARI (1997), ENTRE OUTROS. E COMO RESULTADOS AVALIAMOS QUE NESTA PESQUISA UMA INTERVENÇÃO, COM O TEMA DAS ALTERAÇÕES NA ORTOGRAFIA COM APOIO NA ORALIDADE SERÁ FEITA DE MANEIRA QUALITATIVA, SENDO QUE O ALUNO DEVE TER COMO PREOCUPAÇÃO PRIMEIRA A COMPREENSÃO DA LÓGICA QUE PERMEIA A PRÁTICA QUE SE DÁ NA REALIDADE.