NESSE RESUMO PRETENDE-SE TRABALHAR A AQUISIÇÃO DA ESCRITA POR MEIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM DUAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ESTAVAM NO NÍVEL SILÁBICO. PORTANTO, A PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR ESSE PROCESSO DE AQUISIÇÃO. NESSE SENTIDO, O MÉTODO UTILIZADO FORAM LEVANTAMENTOS DE DADOS (DITADOS DE PALAVRAS) DO COTIDIANO DESSES ESTUDANTES. ESSE TRABALHO TORNA-SE RELEVANTE, POIS MOSTRA QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM É CONTÍNUO E DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS SEJA COM MESMA IDADE, SEJA COM MODALIDADE DE ENSINO. ASSIM SENDO, AINDA ESPERA-SE QUE ESSE RESUMO POSTERIORMENTE TORNE-SE UMA PESQUISA MAIS APRIMORADA E INOVADORA E QUE CONTRIBUA AINDA MAIS COM A EDUCAÇÃO, PARA QUE OS FUTUROS PEDAGOGOS TENHAM UMA VISÃO AMPLA E SAIBAM LIDAR MELHOR COM DIFICULDADES DE ESCRITA MELHORANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL.