MUITO SE DISCUTE ACERCA DO CONCEITO DE LEITURA, SUA FUNÇÃO E OS BENEFÍCIOS QUE ESTA OPERA. DESSA FORMA, OBJETIVAMOS TRAÇAR UM PERCURSO CRÍTICO DA LEITURA, DESDE A INVENÇÃO DO LIVRO ATÉ OS DIAS ATUAIS, MOSTRANDO A EVOLUÇÃO DESTA AO LONGO DO TEMPO; CONSIDERANDO A MANEIRA DE LER, A FORMA DO LIVRO E A RELAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR, BEM COMO OS TIPOS DE LEITURA APONTADOS POR MARTINS (1990). A LEITURA É VISTA COMO ALGO PRÁTICO, PRESENTE NO COTIDIANO, INERENTE AO HOMEM, POIS O CONTATO COM ELA POSSIBILITA COMPREENDER O MUNDO DE MODO MAIS AMPLO. OBSERVA-SE TAMBÉM AS RAZÕES PARA LER, PORQUE LEMOS E PARA QUE, ALÉM DE MENCIONAR O QUE CONTRIBUI NA COMPREENSÃO DO TEXTO E O PROCESSO COMUNICATIVO REALIZADO QUANDO O ATO DE LER SE CONCRETIZA, NO MOMENTO EM QUE LEITOR E AUTOR INTERAGEM. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR, NA PERSPECTIVA DE FORMAR LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS, TENDO EM VISTA A RELEVÂNCIA DA LITERATURA PARA A VIDA DO SER HUMANO, ASSIM COMO SEUS BENEFÍCIOS. COMO REFERENCIAL TEÓRICO AO TRABALHO EM QUESTÃO, UTILIZAREMOS MANGUEL (1998), MARTINS (1990), CÂNDIDO (2004), ZILBERMAN E SILVA (1990), TODOROV (2009).