ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO POR OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR UM ANO COM UMA CRIANÇA . ESTUDANTE DO SISTEMA ESCOLAR ESTADUAL NA ÁREA RURAL DE MOSSORÓ/RN. A BASE TEÓRICA É CONSTRUIDA EM MARTINS (2008), STILL (2006), MANTOAN (2003), MATOS (2005), ENTRE OUTROS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO, BEM COMO NA MANEIRA DE SE COMUNICAR COM OS COLEGAS. O ALUNO DO PRIMEIRO SEMESTRE TEVE UM COMPORTAMENTO CALMO E SUA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA FOI SATISFATÓRIA. PERMANECEU ATÉ O FINAL DA AULA. ELE APENAS NÃO CUMPRIU AS ATIVIDADES QUE LEVOU PARA CASA, POIS NÃO TINHA O ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES PARA REALIZÁ-LAS. NO SEGUNDO SEMESTRE, O ALUNO DEMONSTROU “REGRESSÃO”. ELE NÃO TINHA INTERESSE NAS ATIVIDADES, SEU APRENDIZADO FOI COMPROMETIDO, FICOU DESATENTO, IMPULSIVO E TEVE DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO NAS TAREFAS. O ESTUDO TAMBÉM MOSTROU QUE VIVER COM UMA CRIANÇA COM TDAH EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL REGULAR TEM VÁRIOS DESAFIOS, ALGUNS SENDO SUPERADOS E OUTROS AINDA EM ESTUDOS. O CARINHO ENTRE O ALUNO E SEU MEDIADOR FOI IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO. A CRIANÇA FOI MOTIVADA A REALIZAR AS ATIVIDADES MAIS SIMPLES E ATÉ COMPLEXAS. VALE A PENA NOTAR QUE É UM PROCESSO LENTO, MAS NECESSÁRIO E GRATIFICANTE. TAMBÉM FOI PERCEBIDO QUE É NECESSÁRIO MANTER UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL, USAR REGRAS CLARAMENTE ESTABELECIDAS QUE ESTABELEÇAM LIMITES PARA SEU COMPORTAMENTO.