Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNO COM TDAH

Palavra-chaves: ENSINO APRENDIZAGEM, DESAFIOS, , TDAH, COMPORTAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58191
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5077
    "inscrito_id" => 13962
    "titulo" => "A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNO COM TDAH"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO POR OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR UM ANO COM UMA CRIANÇA . ESTUDANTE DO SISTEMA ESCOLAR ESTADUAL NA ÁREA RURAL DE MOSSORÓ/RN. A BASE TEÓRICA É CONSTRUIDA EM MARTINS (2008), STILL (2006), MANTOAN (2003), MATOS (2005), ENTRE OUTROS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO, BEM COMO NA MANEIRA DE SE COMUNICAR COM OS COLEGAS. O ALUNO DO PRIMEIRO SEMESTRE TEVE UM COMPORTAMENTO CALMO E SUA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA FOI SATISFATÓRIA. PERMANECEU ATÉ O FINAL DA AULA. ELE APENAS NÃO CUMPRIU AS ATIVIDADES QUE LEVOU PARA CASA, POIS NÃO TINHA O ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES PARA REALIZÁ-LAS. NO SEGUNDO SEMESTRE, O ALUNO DEMONSTROU “REGRESSÃO”. ELE NÃO TINHA INTERESSE NAS ATIVIDADES, SEU APRENDIZADO FOI COMPROMETIDO, FICOU DESATENTO, IMPULSIVO E TEVE DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO NAS TAREFAS. O ESTUDO TAMBÉM MOSTROU QUE VIVER COM UMA CRIANÇA COM TDAH EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL REGULAR TEM VÁRIOS DESAFIOS, ALGUNS SENDO SUPERADOS E OUTROS AINDA EM ESTUDOS. O CARINHO ENTRE O ALUNO E SEU MEDIADOR FOI IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO. A CRIANÇA FOI MOTIVADA A REALIZAR AS ATIVIDADES MAIS SIMPLES E ATÉ COMPLEXAS. VALE A PENA NOTAR QUE É UM PROCESSO LENTO, MAS NECESSÁRIO E GRATIFICANTE. TAMBÉM FOI PERCEBIDO QUE É NECESSÁRIO MANTER UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL, USAR REGRAS CLARAMENTE ESTABELECIDAS QUE ESTABELEÇAM LIMITES PARA SEU COMPORTAMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, DESAFIOS,, TDAH, COMPORTAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13962_30092019221820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LIDIANE AGOSTINHO DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENEZES"
    "autor_email" => "marialidiane4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNFIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58191
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5077
    "inscrito_id" => 13962
    "titulo" => "A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNO COM TDAH"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO POR OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR UM ANO COM UMA CRIANÇA . ESTUDANTE DO SISTEMA ESCOLAR ESTADUAL NA ÁREA RURAL DE MOSSORÓ/RN. A BASE TEÓRICA É CONSTRUIDA EM MARTINS (2008), STILL (2006), MANTOAN (2003), MATOS (2005), ENTRE OUTROS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO, BEM COMO NA MANEIRA DE SE COMUNICAR COM OS COLEGAS. O ALUNO DO PRIMEIRO SEMESTRE TEVE UM COMPORTAMENTO CALMO E SUA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA FOI SATISFATÓRIA. PERMANECEU ATÉ O FINAL DA AULA. ELE APENAS NÃO CUMPRIU AS ATIVIDADES QUE LEVOU PARA CASA, POIS NÃO TINHA O ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES PARA REALIZÁ-LAS. NO SEGUNDO SEMESTRE, O ALUNO DEMONSTROU “REGRESSÃO”. ELE NÃO TINHA INTERESSE NAS ATIVIDADES, SEU APRENDIZADO FOI COMPROMETIDO, FICOU DESATENTO, IMPULSIVO E TEVE DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO NAS TAREFAS. O ESTUDO TAMBÉM MOSTROU QUE VIVER COM UMA CRIANÇA COM TDAH EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL REGULAR TEM VÁRIOS DESAFIOS, ALGUNS SENDO SUPERADOS E OUTROS AINDA EM ESTUDOS. O CARINHO ENTRE O ALUNO E SEU MEDIADOR FOI IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO. A CRIANÇA FOI MOTIVADA A REALIZAR AS ATIVIDADES MAIS SIMPLES E ATÉ COMPLEXAS. VALE A PENA NOTAR QUE É UM PROCESSO LENTO, MAS NECESSÁRIO E GRATIFICANTE. TAMBÉM FOI PERCEBIDO QUE É NECESSÁRIO MANTER UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL, USAR REGRAS CLARAMENTE ESTABELECIDAS QUE ESTABELEÇAM LIMITES PARA SEU COMPORTAMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, DESAFIOS,, TDAH, COMPORTAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13962_30092019221820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LIDIANE AGOSTINHO DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENEZES"
    "autor_email" => "marialidiane4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNFIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO POR OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR UM ANO COM UMA CRIANÇA . ESTUDANTE DO SISTEMA ESCOLAR ESTADUAL NA ÁREA RURAL DE MOSSORÓ/RN. A BASE TEÓRICA É CONSTRUIDA EM MARTINS (2008), STILL (2006), MANTOAN (2003), MATOS (2005), ENTRE OUTROS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO, BEM COMO NA MANEIRA DE SE COMUNICAR COM OS COLEGAS. O ALUNO DO PRIMEIRO SEMESTRE TEVE UM COMPORTAMENTO CALMO E SUA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA FOI SATISFATÓRIA. PERMANECEU ATÉ O FINAL DA AULA. ELE APENAS NÃO CUMPRIU AS ATIVIDADES QUE LEVOU PARA CASA, POIS NÃO TINHA O ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES PARA REALIZÁ-LAS. NO SEGUNDO SEMESTRE, O ALUNO DEMONSTROU “REGRESSÃO”. ELE NÃO TINHA INTERESSE NAS ATIVIDADES, SEU APRENDIZADO FOI COMPROMETIDO, FICOU DESATENTO, IMPULSIVO E TEVE DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO NAS TAREFAS. O ESTUDO TAMBÉM MOSTROU QUE VIVER COM UMA CRIANÇA COM TDAH EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL REGULAR TEM VÁRIOS DESAFIOS, ALGUNS SENDO SUPERADOS E OUTROS AINDA EM ESTUDOS. O CARINHO ENTRE O ALUNO E SEU MEDIADOR FOI IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO. A CRIANÇA FOI MOTIVADA A REALIZAR AS ATIVIDADES MAIS SIMPLES E ATÉ COMPLEXAS. VALE A PENA NOTAR QUE É UM PROCESSO LENTO, MAS NECESSÁRIO E GRATIFICANTE. TAMBÉM FOI PERCEBIDO QUE É NECESSÁRIO MANTER UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL, USAR REGRAS CLARAMENTE ESTABELECIDAS QUE ESTABELEÇAM LIMITES PARA SEU COMPORTAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.