A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNO COM TDAH
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58191 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5077 "inscrito_id" => 13962 "titulo" => "A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNO COM TDAH" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO POR OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR UM ANO COM UMA CRIANÇA . ESTUDANTE DO SISTEMA ESCOLAR ESTADUAL NA ÁREA RURAL DE MOSSORÓ/RN. A BASE TEÓRICA É CONSTRUIDA EM MARTINS (2008), STILL (2006), MANTOAN (2003), MATOS (2005), ENTRE OUTROS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO, BEM COMO NA MANEIRA DE SE COMUNICAR COM OS COLEGAS. O ALUNO DO PRIMEIRO SEMESTRE TEVE UM COMPORTAMENTO CALMO E SUA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA FOI SATISFATÓRIA. PERMANECEU ATÉ O FINAL DA AULA. ELE APENAS NÃO CUMPRIU AS ATIVIDADES QUE LEVOU PARA CASA, POIS NÃO TINHA O ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES PARA REALIZÁ-LAS. NO SEGUNDO SEMESTRE, O ALUNO DEMONSTROU “REGRESSÃO”. ELE NÃO TINHA INTERESSE NAS ATIVIDADES, SEU APRENDIZADO FOI COMPROMETIDO, FICOU DESATENTO, IMPULSIVO E TEVE DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO NAS TAREFAS. O ESTUDO TAMBÉM MOSTROU QUE VIVER COM UMA CRIANÇA COM TDAH EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL REGULAR TEM VÁRIOS DESAFIOS, ALGUNS SENDO SUPERADOS E OUTROS AINDA EM ESTUDOS. O CARINHO ENTRE O ALUNO E SEU MEDIADOR FOI IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO. A CRIANÇA FOI MOTIVADA A REALIZAR AS ATIVIDADES MAIS SIMPLES E ATÉ COMPLEXAS. VALE A PENA NOTAR QUE É UM PROCESSO LENTO, MAS NECESSÁRIO E GRATIFICANTE. TAMBÉM FOI PERCEBIDO QUE É NECESSÁRIO MANTER UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL, USAR REGRAS CLARAMENTE ESTABELECIDAS QUE ESTABELEÇAM LIMITES PARA SEU COMPORTAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, DESAFIOS,, TDAH, COMPORTAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13962_30092019221820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIDIANE AGOSTINHO DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENEZES" "autor_email" => "marialidiane4@hotmail.com" "autor_ies" => "UNFIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58191 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5077 "inscrito_id" => 13962 "titulo" => "A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNO COM TDAH" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO POR OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR UM ANO COM UMA CRIANÇA . ESTUDANTE DO SISTEMA ESCOLAR ESTADUAL NA ÁREA RURAL DE MOSSORÓ/RN. A BASE TEÓRICA É CONSTRUIDA EM MARTINS (2008), STILL (2006), MANTOAN (2003), MATOS (2005), ENTRE OUTROS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO, BEM COMO NA MANEIRA DE SE COMUNICAR COM OS COLEGAS. O ALUNO DO PRIMEIRO SEMESTRE TEVE UM COMPORTAMENTO CALMO E SUA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA FOI SATISFATÓRIA. PERMANECEU ATÉ O FINAL DA AULA. ELE APENAS NÃO CUMPRIU AS ATIVIDADES QUE LEVOU PARA CASA, POIS NÃO TINHA O ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES PARA REALIZÁ-LAS. NO SEGUNDO SEMESTRE, O ALUNO DEMONSTROU “REGRESSÃO”. ELE NÃO TINHA INTERESSE NAS ATIVIDADES, SEU APRENDIZADO FOI COMPROMETIDO, FICOU DESATENTO, IMPULSIVO E TEVE DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO NAS TAREFAS. O ESTUDO TAMBÉM MOSTROU QUE VIVER COM UMA CRIANÇA COM TDAH EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL REGULAR TEM VÁRIOS DESAFIOS, ALGUNS SENDO SUPERADOS E OUTROS AINDA EM ESTUDOS. O CARINHO ENTRE O ALUNO E SEU MEDIADOR FOI IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO. A CRIANÇA FOI MOTIVADA A REALIZAR AS ATIVIDADES MAIS SIMPLES E ATÉ COMPLEXAS. VALE A PENA NOTAR QUE É UM PROCESSO LENTO, MAS NECESSÁRIO E GRATIFICANTE. TAMBÉM FOI PERCEBIDO QUE É NECESSÁRIO MANTER UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL, USAR REGRAS CLARAMENTE ESTABELECIDAS QUE ESTABELEÇAM LIMITES PARA SEU COMPORTAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, DESAFIOS,, TDAH, COMPORTAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13962_30092019221820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIDIANE AGOSTINHO DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENEZES" "autor_email" => "marialidiane4@hotmail.com" "autor_ies" => "UNFIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }