O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA ENCONTRAR NA EDUCAÇÃO A(S) DISCIPLINA(S) DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS INTERDISCIPLINARES QUE ESTÃO NA BASE PARA A FORMAÇÃO DA MORAL E DE CIDADÃOS PLENOS. A PROPOSTA ESTÁ RELACIONADA COM OS DEBATES NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ACERCA DA TEORIA PSICOSSEXUAL FREUDIANA. COM ISSO, AS LEITURAS EM FREUD NOS PERMITIRAM ESTUDAR O PERÍODO DE LATÊNCIA COMO MOMENTO IDEAL PARA QUE OCORRA A SUBLIMAÇÃO DE DESEJOS E IMPULSOS EM AÇÕES CONSTRUTIVAS. PARA DAR EMBASAMENTO, A TEORIA PROPOSTA POR SILVA SOBRE O CURRÍCULO CONTRIBUI AO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA FUNDAMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS. É FEITA UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA COM ENTREVISTAS PARA A ANÁLISE DE INFORMAÇÕES, REALIZADA EM UMA ESCOLA DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA COM TURMAS DE ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 9 A 10 ANOS. A ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DAS PROFESSORAS NOS POSSIBILITOU IDENTIFICAR A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO COMO CENTRAL E ATENDENTE À PROPOSIÇÃO DO ARTIGO.