POR MEIO DESTE ARTIGO, IREMOS APRESENTAR A MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE
ENSINOAPRENDIZAGEM. A MÚSICA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA NOSSA SOCIEDADE, PODEMOS VER A PRESENÇA
DA MESMA NA VIDA DO SER HUMANO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, EM QUE ATRAVÉS DO OUVIR E OBSERVAR, OS HOMENS
DESCOBRIRAM QUE PODERIAM IMITAR OS SONS IMITIDOS PELA NATUREZA. ENTÃO, COM O EXERCÍCIO DE IDENTIFICAR
E DISTINGUIR OS DIFERENTES SONS EM MEIO AO SILÊNCIO, OS HOMENS CRIARAM SEU PRÓPRIO SOM. NO BRASIL A
MÚSICA TEVE INÍCIO COM O PADRE ANCHIETA, O QUAL TEVE O OBJETIVO DE DOUTRINAR OS INDÍGENAS, PARA QUE
ELES SEGUISSEM AS REGRAS DOS SENHORES DE ENGENHO. FOI EM 1996, CRIADA A LEI N 9.394, ONDE O ENSINO
DAS ARTES ENTRA COMO ELEMENTO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPORCIONANDO PLENA
LIBERDADE PARA TRABALHAR COM MÚSICA EM SALA DE AULA. MESMO EM FORMAS DIFERENTES, A MÚSICA ESTÁ
PRESENTE NA VIDA DE TODOS OS SERES HUMANO, SEJA OUVINDO, DANÇANDO, CANTANDO. AS CANTIGAS DE NINAR, AS
CANTIGAS DE RODA, AS PARLENDAS E OS JOGOS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA, LEVANDO EM CONTA QUE OS BEBÊS SE
COMUNICAM E INTERAGEM ATRAVÉS DOS SONS. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE SE TORNAR UM MOMENTO
PRAZEROSO E DESCONTRAÍDO, FACILITANDO PARA QUE A CRIANÇA ENTENDA OS SIGNIFICADOS DE CADA INFORMAÇÃO,
TORNANDO A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. AS LITERATURAS INFANTIS TRAZEM CONSIGO UM UNIVERSO QUE
PODE SER EXPLORADO ATRAVÉS DA MÚSICA, POESIAS, HISTÓRIAS INFANTIS, QUADRINHOS, PARLENDAS, LENDAS,
FÁBULAS, PROVÉRBIOS E ADVINHAS, CABE AO EDUCADOR OFERECER MEIOS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM,
ENVOLVENDO AS CRIANÇAS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TORNANDO UM MOMENTO ATRAENTE E PRAZEROSO. O CORPO,
POR EXEMPLO, PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO MUSICAL, ESSE EXERCÍCIO FAZ COM QUE SURJA A INTERAÇÃO
ENTRE AS CRIANÇAS, SE TORNANDO ASSIM, UMA ATIVIDADE RICA E PRODUTIVA.