A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, TENDO EM VISTA QUE CADA VEZ MAIS SÃO REQUISITADOS PROFISSIONAIS COM HABILIDADES E BEM PREPARADOS. AO CHEGAR NA UNIVERSIDADE O ALUNO ENCONTRA O CONHECIMENTO TEÓRICO, PORÉM MUITAS VEZES, É DIFÍCIL RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA SE O ESTUDANTE NÃO VIVENCIAR MOMENTOS REAIS EM QUE SERÁ PRECISO ANALISAR O COTIDIANO. O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS: CAMPINA GRANDE-PB TEM COMO OBJETIVO FORMAR O TÉCNICO COM FUNÇÕES PARA OPERAR CONTROLAR E MONITORAR PROCESSOS INDUSTRIAIS E LABORATORIAIS. O ESTAGIO NÃO SÓ INFLUENCIOU NA ESCOLHA DA CARREIRA ACADEMICA COMO TAMBÉM FOI UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. A METODOLOGIA DO ESTÁGIO FOI REALIZADA UMA PARTE NA ÁREA DE BROMATOLOGIA NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES BROMATOLÓGICAS DO INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO - INSA, E A OUTRA PARTE EM ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA TAMBÉM DO INSA. DIANTE DA METODOLOGIA PROPOSTA, AS ATIVIDADES EXECUTADAS NO ESTÁGIO FORAM REALIZADAS E ALCANÇADAS, VISTO QUE OCORREU A INTERDICIPLINARIEDADE DAS DISCIPLINAS DE PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, MICROBIOLOGIA, QUÍMICA BÁSICA E QUÍMICA ANALÍTICA, COMO PROPOSTO. CONCLUI-SE QUE AS METODOLOGIAS PROPOSTAS NO ESTAGIO FORAM ALCANÇADOS TENDO EM VISTA QUE A INTERDISCIPLINARIDADE DO ESTÁGIO TEVE IMPORTÂNCIA, POIS A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA ALIADA AOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SE FAZ MUITO IMPORTANTE NA VIDA ACADÊMICA.