ATUALMENTE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO APRESENTA NECESSIDADES QUE CONTEMPLAM NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO TÉCNICA OU CIENTIFICA DO INDIVÍDUO, MAS TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE CONTROLAR E EQUILIBRAR SUAS EMOÇÕES PARA VIVER DE FORMA SAUDÁVEL E EM SOCIEDADE. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ESTUDOS OU PUBLICAÇÕES QUE ABORDEM A ASSOCIAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE. TRATA-SE DE REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA, NA QUAL FORAM UTILIZADOS OS DESCRITORES “EMOTIONAL INTELLIGENCE” E “HEALTH”, SENDO COMBINADOS COM O USO DO OPERADOR BOLEANO AND, CRIANDO-SE UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA PARA A PESQUISA NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO, SCIENCE DIRECT, SCOPUS E WEB OF SCIENCE, QUE OCORREU EM JULHO DE 2019. ADOTOU-SE OS SEGUINTES CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO PERÍODO DE 2014 A 2018, COM A ABORDAGEM DA REFERIDA TEMÁTICA, MENCIONANDO OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SAÚDE, ESCRITOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS OU ESPANHOL. COMO CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO, ADOTOU-SE: DUPLICIDADE DE ESTUDOS NAS BASES DE DADOS, AUSÊNCIA DE RESPOSTA QUANTO A PERGUNTA DE PESQUISA E INDISPONIBILIDADE NA ÍNTEGRA. ASSIM, A AMOSTRA INICIAL CONTOU COM 124 ARTIGOS, SELECIONANDO-SE 35 E, DESTES, 15 FORAM ANALISADOS. A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE FOI EXPLICITA COMO UM FATOR DE IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL QUE REPERCUTI NA QUALIDADE DE VIDA, EM DIMINUIÇÃO DO COMPORTAMENTO DE RISCO E DOS TRANSTORNOS DE ORIGEM MENTAL INCLUINDO IDEAÇÃO SUICIDA, DEPRESSÃO E DISTÚRBIOS PSICOPATOLÓGICOS. FICOU EVIDENTE QUE PROMOVER INTERVENÇÕES QUE PROPORCIONEM APRENDIZADO EMOCIONAL FAVORECE O CRESCIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E CONTRIBUI PARA O BEM-ESTAR BIOPSICOSSOCIAL E CONSEQUENTEMENTE COM A SITUAÇÃO DE SAÚDE.