DIANTE DOS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS ANOS NO QUE TEM RELEVÂNCIA NA APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS NAS SALAS DE AULA DO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO, É HORA DE COMPREENDER QUEM ESTÁ POR TRÁS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO E QUEM É VÍTIMA. AQUI ANALISAREMOS QUAIS INTENÇÕES ESTÃO POR TRÁS DESSE DITO "MOVIMENTO" E COMO ATÉ DIAS ATUAIS VEM SE MANIFESTANDO DENTRO DOS ESPAÇOS DE DECISÕES LEGISLATIVAS. ALÉM DISSO, OBSERVAREMOS A QUEM INTERESSA A APROVAÇÃO DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PARA TANTO, UTILIZAREMOS BOURDIEU E MARX PARA REALIZAR NOSSAS ANÁLISES, O INTUITO É COMPREENDER O QUE SÃO VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS E DE QUE FORMA ELA SE MANIFESTA NA VIDA DE QUEM SE UTILIZA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. ESSA PESQUISA SE DÁ DE FORMA A REALIZAR DISCUSSÕES COM A BIBLIOGRAFIA, PARTINDO DAS CONDIÇÕES SOCIAIS TRABALHADAS POR MARX ATÉ A AQUISIÇÃO DOS DADOS DE ALGEBAILE QUE CONSEGUEM SANAR INÚMERAS DÚVIDAS SOBRE A QUEM SERVE O "MOVIMENTO". NOSSA CONCLUSÃO SE BASEIA EM TEXTOS UTILIZADOS EM SALA DE AULA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E EXPÕE A NECESSIDADE DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E DA CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS DESDE A BASE ESCOLAR, ALÉM DE EXPOR A FUNÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA QUE O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DEVE EXERCER NESSE ESPAÇO E DE COMO DEVERÁ FAZER ISSO.