O ARTIGO SURGIU COMO UMA FORMA DE APRESENTAR AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES RELACIONADAS À INFOEDUCAÇÃO E AOS CONCEITOS DE PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DE EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG), TODAS APRESENTAM A IDEIA DE PENSAMENTO E PROCESSO EDUCACIONAL COMO TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, PORÉM BASEADAS EM UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL ENTRE AS CORRELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO E O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DAS SOCIEDADES MODERNAS. OBJETIVOS: TRAÇAR UM PARÂMETRO ENTRE AS CONCEPÇÕES DO ESCRITOR EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL E O PROCESSO DE INTEGRALIDADE DA EDUCAÇÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO, COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. RESULTADO: AS APROXIMAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES ELENCADAS BASEADAS EM UMA FORMAÇÃO CULTURAL DA ORDEM DO CONHECIMENTO, MOSTROU-SE SER UMA ALTERNATIVA ASSERTIVA EM CONTRAPOSIÇÃO À FRAGMENTAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE A ALIENAÇÃO FORMATIVA DE UM SISTEMA QUE REPRODUZ MODELOS TRADICIONAIS DE ACESSO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO, DEIXANDO-OS LIMITADOS E, EM CONTRAPOSIÇÃO, A INFOEDUCAÇÃO APARECE COMO UMA METODOLOGIA BASEADA NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CULTURAL E MULTIDISCIPLINAR PARA ENFATIZAR A REAL RELEVÂNCIA DE UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA NO SISTEMA DE ACESSO À INFORMAÇÃO E OS RECURSOS INFORMACIONAIS PASSANDO DE UMA CONCEPÇÃO BASEADA NA INFORMATION LITERACY REPRESENTADA PELO ENGESSAMENTO E FRAGMENTAÇÃO DE SABERES PARA EM UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA. DESTA FORMA, A PESQUISA RESSALTA O PAPEL RELEVANTE DAS BIBLIOTECAS COMO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POR SEREM MECANISMOS QUE AUXILIAM NO ACESSO, FILTRAGEM E COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES INSERIDAS NOS MEIOS ESCOLARES, MIDIÁTICOS E OUTROS SUPORTES.