Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APONTAMENTOS SOBRE INFOEDUCAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DE EDGAR MORIN: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR

Palavra-chaves: INFOEDUCAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59105
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1336
    "inscrito_id" => 8989
    "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE INFOEDUCAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DE EDGAR MORIN: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O ARTIGO SURGIU COMO UMA FORMA DE APRESENTAR AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES RELACIONADAS À INFOEDUCAÇÃO E AOS CONCEITOS DE PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DE EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG), TODAS APRESENTAM A IDEIA DE PENSAMENTO E PROCESSO EDUCACIONAL COMO TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, PORÉM BASEADAS EM UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL ENTRE AS CORRELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO E O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DAS SOCIEDADES MODERNAS. OBJETIVOS: TRAÇAR UM PARÂMETRO ENTRE AS CONCEPÇÕES DO ESCRITOR EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL E O PROCESSO DE INTEGRALIDADE DA EDUCAÇÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO, COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. RESULTADO: AS APROXIMAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES ELENCADAS BASEADAS EM UMA FORMAÇÃO CULTURAL DA ORDEM DO CONHECIMENTO, MOSTROU-SE SER UMA ALTERNATIVA ASSERTIVA EM CONTRAPOSIÇÃO À FRAGMENTAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE A ALIENAÇÃO FORMATIVA DE UM SISTEMA QUE REPRODUZ MODELOS TRADICIONAIS DE ACESSO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO, DEIXANDO-OS LIMITADOS E, EM CONTRAPOSIÇÃO, A INFOEDUCAÇÃO APARECE COMO UMA METODOLOGIA BASEADA NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CULTURAL E MULTIDISCIPLINAR PARA ENFATIZAR A REAL RELEVÂNCIA DE UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA NO SISTEMA DE ACESSO À INFORMAÇÃO E OS RECURSOS INFORMACIONAIS PASSANDO DE UMA CONCEPÇÃO BASEADA NA INFORMATION LITERACY REPRESENTADA PELO ENGESSAMENTO E FRAGMENTAÇÃO DE SABERES PARA EM UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA. DESTA FORMA, A PESQUISA RESSALTA O PAPEL RELEVANTE DAS BIBLIOTECAS COMO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POR SEREM MECANISMOS QUE AUXILIAM NO ACESSO, FILTRAGEM E COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES INSERIDAS NOS MEIOS ESCOLARES, MIDIÁTICOS E OUTROS SUPORTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "INFOEDUCAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8989_13082019143126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA GONÇALVES PESTANA"
    "autor_nome_curto" => "PESTANA"
    "autor_email" => "silmaragoncalvespestana43"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DE SERTAOZINHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59105
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1336
    "inscrito_id" => 8989
    "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE INFOEDUCAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DE EDGAR MORIN: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O ARTIGO SURGIU COMO UMA FORMA DE APRESENTAR AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES RELACIONADAS À INFOEDUCAÇÃO E AOS CONCEITOS DE PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DE EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG), TODAS APRESENTAM A IDEIA DE PENSAMENTO E PROCESSO EDUCACIONAL COMO TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, PORÉM BASEADAS EM UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL ENTRE AS CORRELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO E O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DAS SOCIEDADES MODERNAS. OBJETIVOS: TRAÇAR UM PARÂMETRO ENTRE AS CONCEPÇÕES DO ESCRITOR EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL E O PROCESSO DE INTEGRALIDADE DA EDUCAÇÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO, COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. RESULTADO: AS APROXIMAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES ELENCADAS BASEADAS EM UMA FORMAÇÃO CULTURAL DA ORDEM DO CONHECIMENTO, MOSTROU-SE SER UMA ALTERNATIVA ASSERTIVA EM CONTRAPOSIÇÃO À FRAGMENTAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE A ALIENAÇÃO FORMATIVA DE UM SISTEMA QUE REPRODUZ MODELOS TRADICIONAIS DE ACESSO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO, DEIXANDO-OS LIMITADOS E, EM CONTRAPOSIÇÃO, A INFOEDUCAÇÃO APARECE COMO UMA METODOLOGIA BASEADA NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CULTURAL E MULTIDISCIPLINAR PARA ENFATIZAR A REAL RELEVÂNCIA DE UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA NO SISTEMA DE ACESSO À INFORMAÇÃO E OS RECURSOS INFORMACIONAIS PASSANDO DE UMA CONCEPÇÃO BASEADA NA INFORMATION LITERACY REPRESENTADA PELO ENGESSAMENTO E FRAGMENTAÇÃO DE SABERES PARA EM UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA. DESTA FORMA, A PESQUISA RESSALTA O PAPEL RELEVANTE DAS BIBLIOTECAS COMO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POR SEREM MECANISMOS QUE AUXILIAM NO ACESSO, FILTRAGEM E COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES INSERIDAS NOS MEIOS ESCOLARES, MIDIÁTICOS E OUTROS SUPORTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "INFOEDUCAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8989_13082019143126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA GONÇALVES PESTANA"
    "autor_nome_curto" => "PESTANA"
    "autor_email" => "silmaragoncalvespestana43"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DE SERTAOZINHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ARTIGO SURGIU COMO UMA FORMA DE APRESENTAR AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES RELACIONADAS À INFOEDUCAÇÃO E AOS CONCEITOS DE PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DE EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG), TODAS APRESENTAM A IDEIA DE PENSAMENTO E PROCESSO EDUCACIONAL COMO TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, PORÉM BASEADAS EM UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL ENTRE AS CORRELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO E O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DAS SOCIEDADES MODERNAS. OBJETIVOS: TRAÇAR UM PARÂMETRO ENTRE AS CONCEPÇÕES DO ESCRITOR EDGAR MORIN, FORMAÇÃO CULTURAL E O PROCESSO DE INTEGRALIDADE DA EDUCAÇÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO, COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. RESULTADO: AS APROXIMAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES ELENCADAS BASEADAS EM UMA FORMAÇÃO CULTURAL DA ORDEM DO CONHECIMENTO, MOSTROU-SE SER UMA ALTERNATIVA ASSERTIVA EM CONTRAPOSIÇÃO À FRAGMENTAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE A ALIENAÇÃO FORMATIVA DE UM SISTEMA QUE REPRODUZ MODELOS TRADICIONAIS DE ACESSO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO, DEIXANDO-OS LIMITADOS E, EM CONTRAPOSIÇÃO, A INFOEDUCAÇÃO APARECE COMO UMA METODOLOGIA BASEADA NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CULTURAL E MULTIDISCIPLINAR PARA ENFATIZAR A REAL RELEVÂNCIA DE UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA NO SISTEMA DE ACESSO À INFORMAÇÃO E OS RECURSOS INFORMACIONAIS PASSANDO DE UMA CONCEPÇÃO BASEADA NA INFORMATION LITERACY REPRESENTADA PELO ENGESSAMENTO E FRAGMENTAÇÃO DE SABERES PARA EM UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA. DESTA FORMA, A PESQUISA RESSALTA O PAPEL RELEVANTE DAS BIBLIOTECAS COMO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POR SEREM MECANISMOS QUE AUXILIAM NO ACESSO, FILTRAGEM E COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES INSERIDAS NOS MEIOS ESCOLARES, MIDIÁTICOS E OUTROS SUPORTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.