O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA É DISCUTIR, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) - CAMPUS SANTANA DO IPANEMA, BEM COMO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ACADÊMICA QUE A ADOÇÃO DESSE PRINCÍPIO PROJETA NOVAS POSSIBILIDADES EPISTÊMICAS E PEDAGÓGICAS DE PRODUÇÃO, MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, COM UM RECONHECIMENTO DO PROBLEMA, UMA ANÁLISE SITUACIONAL QUE PRODUZ AMPLA VISÃO DO CONTEXTO DAS PRÁTICAS ATUAIS, DOS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE POR CONSIDERAR UM PROCESSO CORRENTE, REPETITIVO, NO QUAL O QUE SE ALCANÇA EM CADA CICLO FORNECE O PONTO DE PARTIDA PARA A MELHORIA NO PONTO SEGUINTE, SENDO A INVESTIGAÇÃO UTILIZADA EM CADA FASE. FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE JULHO DE 2017 A JUNHO DE 2018. ESTE ARTIGO SURGIU A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, VIVÊNCIA E DA NECESSIDADE DE COMUNICAR, INTEGRAR, COMPARTILHAR OS PROJETOS EXISTENTES NO CAMPUS, FORMANDO UMA PRÁTICA ACADÊMICA COESA E MAIS EFICIENTE, TENDO EM VISTA REGULARES FALTAS DE COMUNICAÇÃO, PROJETOS INDIVIDUAIS E DESARTICULADOS, NORMALMENTE SENDO DESENVOLVIDOS POR UMA PARCELA MUITO PEQUENA DE PROFISSIONAIS E ALUNOS. OS RESULTADOS INDICAM QUE COM AS INTERVENÇÕES REALIZADAS FAVORECERAM A SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS NO CAMPUS, CONSOLIDANDO O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE, AFIRMANDO SER UM INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO, RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DE TODA COMUNIDADE ACADÊMICA.