AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E CURRICULAR BRASILEIRO, UMA SÉRIE DE REFORMAR OCORRERAM NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DENTRE ESTAS REFORMAS, DESTACAM-SE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E RECENTEMENTE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. EM VIRTUDE DESTE PROCESSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR PERCORRIDO PELA DISCIPLINA BIOLOGIA NO CONTEXTO DAS REFORMAS CURRICULARES PROMOVIDAS PELA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA REGIÃO DO CARIRI, CONSIDERANDO OS ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS, SOCIAIS, ÉTICOS E AMBIENTAIS, ESTABELECIDOS A PARTIR DO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - CTSA. A PESQUISA, REALIZADA NO PERÍODO DE FEVEREIRO A JULHO DO CORRENTE ANO, FOI DELINEADA A PARTIR DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, DO TIPO EXPLICATIVO COM ANÁLISE QUALITATIVA. PARTICIPARAM DA PESQUISA OS PROFESSORES QUE LECIONAM BIOLOGIA DO COLÉGIO ESTADUAL WILSON GONÇALVES, LOCALIZADO NA CIDADE DO CRATO – CE. A ANÁLISE DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, ESTABELECIDO A PARTIR DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES EFETIVOS QUE LECIONAM A DISCIPLINA BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL WILSON GONÇALVES, AO TEMPO EM QUE FORAM ORGANIZADAS POR MEIO DE BLOCOS TEMÁTICOS. OS DADOS ANALISADOS APONTAS PARA UM PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DEFINIDO DE FORMA UNILATERAL, COM POUCA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR, E FOCADA EM PROCESSOS TÉCNICOS OU AINDA NAS DEFINIÇÕES ESTABELECIDAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COM ISSO CONCLUI-SE QUE AS REFORMAS DEVAM SE ESTABELECER COM A MÁXIMA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLA E INCORPORE NESTA OS PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - CTSA TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DESTA PARA UM PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM QUE MOBILIZE O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS, TORNANDO-OS AUTÔNOMOS NA TOMADA DE DECISÕES E NA ELABORAÇÕES DE ATIVIDADES QUE POTENCIALIZE A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO NO CAMPO DO ENSINO DE BIOLOGIA.