NESTE PRESENTE ARTIGO FOI EXPOSTO O TEMA A INDISCIPLINA: UM ENTRAVE AO ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. A INDISCIPLINA NA ESCOLA É UM ASSUNTO QUE ESTÁ SEMPRE PRESENTE NAS DISCUSSÕES NA SALA DOS PROFESSORES, COMO TAMBÉM DURANTE AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS. A COMUNIDADE ESCOLAR SE SENTE INCOMODADA E AMEAÇADA POR ESSE FENÔMENO QUE MUITAS VEZES TEM SIDO UM OBSTÁCULO, PARA QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NÃO OCORRAM COM ÊXITO. AS ORIGENS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA ESTÃO TAMBÉM ATRELADAS A FATORES EXTERNOS À ESCOLA, ENVOLVENDO O CONTEXTO FAMILIAR E A COMUNIDADE. A FAMÍLIA TEM UM PAPEL PREPONDERANTE NA FORMAÇÃO SOB TODOS OS ASPECTOS DESSE ESTUDANTE E CABE À ESCOLA DAR CONTINUIDADE PARA QUE OS JOVENS ADENTREM NA SOCIEDADE SABENDO E DESEMPENHANDO O SEU REAL PAPEL, DENTRE ELES, O SEU DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E A ADAPTAÇÃO PSICOSSOCIAL. APÓS ESSE ESTUDO, PAUTADO EM DIVERSOS AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA, PODE SE AFIRMAR QUE A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA TEM SIDO UM GRANDE OBSTÁCULO PARA QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM FRACASSEM COMO TAMBÉM O DESÂNIMO E A AUTOESTIMA BAIXA SE APOSSE DOS PROFESSORES QUE LIDAM COTIDIANAMENTE COM ESSES ESTUDANTES QUE DESRESPEITAM REGRAS E NÃO HONRAM NENHUM TIPO DE ACORDO, DEIXANDO A SALA DE AULA NUMA POLVOROSA CONSTANTE. A POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA DIRIMIR ESSA SITUAÇÃO SERÁ UMA LUTA PAUTADA NO AMOR E NA DIALÓGICA ENTRE ALUNOS, FAMÍLIA E COMUNIDADE ESCOLAR.