O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO É MOSTRAR E ANALISAR UMA PESQUISA REALIZADA COM AS TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS IPANGUAÇU, DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROECOLOGIA, A FIM DE SE IDENTIFICAR QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS QUE LEVAM OS MESMOS A SENTIREM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO MÉDIO, MAIS ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. O INTERESSE PELA PESQUISA SURGIU ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM ALUNOS DO CURSO E, DESDE ENTÃO, VIU-SE A NECESSIDADE DE SE ESTUDAR ESSE PÚBLICO. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS, FOI ADOTADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UM QUESTIONÁRIO ONLINE, DE CATEGORIA MISTA, PARA QUE SE PUDESSE APROFUNDAR NO ASSUNTO DE MANEIRA MAIS PRECISA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE SE PRECISA DISTINGUIR AS PARTICULARIDADES DE CADA ALUNO, PARA QUE SE POSSA TRABALHAR DA MELHOR MANEIRA, ALÉM DE REVER METODOLOGIAS DE ENSINO.