O PRESENTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR E REFLETIR SOBRE AS IDEIAS DO FILÓSOFO THOMAS SAMUEL KUHN E DE COMO SUA TEORIA PODE CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. ESSE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POIS FOI ELABORADO PARTINDO DE LEITURAS COMPREENSIVAS DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, DISSERTAÇÕES E TESES, SELECIONADAS ATRAVÉS DE BUSCA NO BANCO DE DADOS DA CAPES, SCIELO E OUTROS SITES DE PESQUISA. NA VISÃO KUHNIANA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO POSSUI UM CARÁTER NÃO DETERMINISTA, CONSTRUINDO-SE A PARTIR DAS DESCONTINUIDADES DESTES, ATRAVÉS DAS RUPTURAS PARADIGMÁTICAS QUE OCORREM NAS CIÊNCIAS DENOMINADAS NORMAIS, DEVIDO OS PARADIGMAS EM USO NÃO CONSEGUIREM MAIS RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS QUE VÃO SURGINDO COM O TEMPO, ESSA SITUAÇÃO CAUSA UMA REVOLUÇÃO CIENTIFICA QUE VAI RESULTAR NO SURGIMENTO DA CIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA. É UM CONHECIMENTO DIFERENTE DO ANTERIOR, MAS NÃO NECESSARIAMENTE MELHOR. DENTRO DE SUA TEORIA, KUNH UTILIZA O TERMO INCOMENSURABILIDADE PARA EXPLICAR QUE UM NOVO PARADIGMA NÃO É MELHOR DO QUE OS ANTIGOS, É APENAS UM PARADIGMA MAIS SOFISTICADO QUE ATENDE ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS. DESTE MODO PERMITE-SE CONCLUIR COMO POSITIVA A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA KUHNIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, POIS FAVORECE OS APRENDIZES A DISCUSSÃO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO UMA CONSTRUÇÃO HUMANA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO E COMPREENDER QUE AS TEORIAS NÃO SÃO VERDADES INQUESTIONÁVEIS E, ASSIM, POSSIBILITAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS MAIS INTERESSANTE E QUE TENHA SENTIDO PARA OS APRENDIZES.