ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA “FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS: UMA PESQUISA COM MÉTODOS MISTOS”, REALIZADO NOS MUNICÍPIOS DE FORTALEZA E TAUÁ DO ESTADO DO CEARÁ, COM OBJETIVO DE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA FORMATIVO À DISTÂNCIA VIA WEB DIRECIONADO AOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES EDUCACIONAIS ESPECÍFICOS DA ESCOLA E A CONSEQUENTE TOMADA DE DECISÃO. A PESQUISA UTILIZOU UMA AMOSTRA TOTAL DE 217 SUJEITOS, ASSIM DISTRIBUÍDOS: FORTALEZA – 118 PERTENCENTES À REDE MUNICIPAL E 75 À REDE ESTADUAL; TAUÁ – 23 PERTENCENTES À REDE MUNICIPAL E 01 À REDE ESTADUAL. NESTE TEXTO, CONTUDO, EM VIRTUDE DO LIMITADO ESPAÇO DISPONÍVEL, SE RESTRINGIRÁ AOS DADOS REFERENTES À REDE PÚBLICA ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE TAUÁ E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS ALUNOS. A PESQUISA EMPREGOU ENQUANTO MÉTODO DE PESQUISA O SURVEY. O INSTRUMENTO ADOTADO FOI UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS. FORAM APLICADAS TÉCNICAS ESTATÍSTICAS NA ANÁLISE DOS ITENS FECHADOS E ANÁLISE DE CONTEÚDO CLÁSSICA NOS ITENS ABERTOS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM AS LACUNAS PRESENTES NO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES E GESTORES PARA O USO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS PRODUZIDOS A PARTIR DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM SUA TOMADA DE DECISÃO E PRÁTICA.