ESTE TRABALHO VISA TRAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DOS DOCENTES MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE PROFESSORAS ATUANTES NO TERCEIRO E NO QUARTO ANO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, A FIM DE VER OS DESAFIOS E O OLHAR DIANTE DA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DO ALUNO E A LIGAÇÃO DESSE PROCESSO COM O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS. TROUXEMOS REFLEXÕES SOBRE O QUE NOS FOI RELATADO PELAS PROFISSIONAIS E O QUE AUTORES FALAM SOBRE A TEMÁTICA TRAZENDO A LUZ AO QUE MUITAS VEZES MOSTRA-SE UM DESAFIO NAS AULAS, PROCURANDO NÃO PRIORIZAR CORREÇÕES ORTOGRÁFICAS, AO MENOS NÃO COMO FOCO. SOB ESSE OLHAR UM TRABALHO COM LEITURA COM FOCO NO LETRAMENTO ALIA-SE NA BUSCA DE UMA ESCRITA ESPONTÂNEA POR PARTE DO EDUCANDO.