ESTE TRABALHO É UMA ANÁLISE SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NA APA DO ITAPIRACÓ, A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS QUE COLABORAM NA PRODUÇÃO SOCIAL DESSA ÁREA DE PROTEÇÃO, CLASSIFICADA PELO SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, COMO UMA DAS ÁREAS DE USO SUSTENTÁVEL DA CIDADE DE SÃO LUÍS. O OBJETIVO FOI ANALISAR COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES QUE ORIENTAM O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO DESSA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, ASSIM COMO, SUAS ALTERAÇÕES DE USO, VERIFICANDO SEU ATUAL PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO. A METODOLOGIA VALEU-SE DA ABORDAGEM QUALITATIVA, INSCREVENDO-SE EM UMA PERSPECTIVA DIALÉTICA, UTILIZANDO-SE AINDA DE COLETA DE INFORMAÇÕES, DE OBSERVAÇÃO IN LOCO, E DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS SUJEITOS QUE SE RELACIONAM A ÁREA, O QUE POSSIBILITOU A ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES E DAS REPRESENTAÇÕES QUE EXISTEM SOBRE O ITAPIRACÓ, A PARTIR DOS SUJEITOS QUE O TEM COMO LOCAL DE SUAS PRÁTICAS. ESTA PESQUISA REFLETIU SOBRE A PRODUÇÃO DESSA ÁREA VERDE DENTRO DO PLANEJAMENTO URBANO DA CIDADE DE SÃO LUÍS, PERCEBENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PARTE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO LUGAR. CONCLUI-SE QUE A PRODUÇÃO DA APA DO ITAPIRACÓ SE DÁ DE MANEIRA DESIGUAL, UMA VEZ QUE, A COMUNIDADE DO INTERIOR E DO ENTORNO IMEDIATO POUCO FORAM CONSULTADAS PELA GESTÃO GOVERNAMENTAL.