A LUTA PELA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR É UMA LUTA RECENTE, SÃO NÃO MAIS DO QUE QUARENTA ANOS DE CONTÍNUOS MOVIMENTOS EM FAVOR DE UMA CLASSE DE ALUNOS QUE HODIERNAMENTE, LAMENTAVELMENTE, AINDA É VISTA COMO “DESIGUAIS” E PRECONCEITUOSAMENTE DEFINIDOS COMO INCAPAZES A VIDA NORMAL ESCOLAR. FRENTE A ESSE PRESSUPOSTO, OBJETIVOU-SE ELABORAR UM TRABALHO INVESTIGATIVO QUE ABORDASSE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ASSEGURASSE PARÂMETROS CONCEITUAIS, APONTANDO OS DESAFIOS E AVANÇOS NA REALIDADE EDUCACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. DESTE MODO, ESTABELECEU-SE A LINHA TEMÁTICA DE DEFESA EM QUE SERIA ABORDADA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA POR SEUS ASPECTOS DA IGUALDADE DE CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. PARA ALCANÇAR ESTE PROPÓSITO, DIRECIONOU-SE OS ESTUDOS PELO VIÉS DA PESQUISA QUALITATIVA COM ENTREVISTAS, TEVE COMO LABORATÓRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, ONDE SE PÔDE, ANALISAR E CONFRONTAR A REALIDADE TEÓRICA COM O EMPIRISMO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE ATENDIMENTO AOS ACADÊMICOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. POR TUDO QUANTO FOI DEBATIDO E ANALISADO, SOBRESSAI-SE, DO ESTUDO REALIZADO, UM CONHECIMENTO MAIS ABALIZADO SOBRE AS QUESTÕES LEVANTADAS E QUE DEFENDEM A MÁXIMA DE QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SUA CORRETA PRÁTICA SIGNIFICA A GARANTIA DE TODOS A EDUCAÇÃO, VISLUMBRANDO ASSIM INSERÇÃO DA PESSOA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, AO VERDADEIRO CONCEITO DE CIDADANIA.