O PRESENTE ARTIGO VOLTA O SEU OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR, A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO ARAÚJO. CONSIDERANDO A REALIDADE ATUAL, O MARCO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, FOI FEITA UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBJETIVOS E PROPOSTAS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS CONDIÇÕES OFERECIDAS DENTRO DA ESCOLA PARA QUE ISSO ACONTEÇA. A PESQUISA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL, ENTRE VISITAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E CONVERSAS INFORMAIS COM PROFESSORES, GESTORES E FUNCIONÁRIOS, QUE APRESENTARAM SUAS CONQUISTAS, ANSEIOS E ANGÚSTIAS, BEM COMO OS CAMINHOS QUE ESTÃO SENDO TRILHADOS DIANTE DA REALIDADE QUE SE APRESENTA. COM A POLÍTICA EDUCACIONAL VIGENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (BRASIL, 2008), MUITAS SÃO AS MUDANÇAS NOS ÂMBITOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS. O QUE SE APRESENTA É UM CENÁRIO PROMISSOR, PORÉM, REFÉM DE UMA REALIDADE AINDA MUITO PRECÁRIA NO QUE SE REFERE A INVESTIMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS.