ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR RESULTADOS PARCIAIS SOBRE O CONHECIMENTO DO GESTO PROFISSIONAL DOCENTE DE UM PROFESSOR ATUANTE EM UM CURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO – EPTNM. PARA TANTO, OBSERVOU-SE, POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, AÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM, QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO A INTERAÇÃO E RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE, A INTERATIVIDADE COM AS SITUAÇÕES PRÁTICAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO. O ESTUDO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE NATUREZA INTERPRETATIVA, A PARTIR DO ESTUDO DE CASO, EM UMA TURMA DO 3º ANO, DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. OS DADOS FORAM COLETADOS EM OBSERVAÇÃO E FILMAGEM NO LABORATÓRIO. EM UMA ANÁLISE INICIAL, OS RESULTADOS APONTAM QUE O GESTO PROFISSIONAL DOCENTE É FUNDAMENTAL PARA DIMINUIR OS OBSTÁCULOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. A PRÓXIMA ETAPA DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS SERÁ A ANÁLISE CONJUNTA COM O DOCENTE, SOBRE OS GESTOS PROFISSIONAIS CONHECIDOS E IDENTIFICADOS, VISANDO, POR MEIO DA AUTOCONFRONTAÇÃO, UMA VISÃO DIALOGADA PARA QUE OS RESULTADOS OBTIDOS POSSAM IDENTIFICAR SUA ATIVIDADE, ORIENTAR SUAS AÇÕES, A ARTICULAÇÃO DE SABERES, CONCEITOS COMO OBJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM CORRELATOS A SUA POSTURA E POSSÍVEL FORMAÇÃO PROFISSIONAL.