ESTE TRABALHO OBJETIVOU DISCUTIR E COMPREENDER A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DURANTE O
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA TRAZENDO A SEGUINTE INDAGAÇÃO: “COMPREENSÃO
DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 2° AO 5° ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL”. A COLETA DE DADOS PARA DISCURSÃO CONSISTE EM UMA PESQUISA UTILIZADA A
PARTIR DA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM UMA PROFESSORA
DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARAIBANO-MA. TRATAVAM-SE DE 10 PERGUNTAS A RESPEITO DAS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO MEIO EM QUE LECIONA, POSTERIORMENTE FOI FEITA UMA ANÁLISE
DOS DADOS OBTIDOS ACERCA DA COMPREENSÃO DESTA PROFESSORA EM RELAÇÃO A ESTA PROBLEMÁTICA,
COM O INTUITO DE IDENTIFICAR E RELACIONAR OS RESULTADOS COM AS IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV SEMINIVICH VIGOSTKI. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM AINDA
TRAZEM MUITAS DÚVIDAS, E IMPARCIALIDADES PRINCIPALMENTE QUANDO O DOCENTE NÃO SE IDENTIFICA
NO PROCESSO DE ENSINO E DESRESPEITA A NATUREZA DO INDIVÍDUO, FAZENDO-SE NECESSÁRIO QUE HAJA
MAIS DEDICAÇÃO NO ESTUDO DESSES FATORES.