A LEITURA É PARTE INTEGRANTE DA VIDA SOCIAL DO INDIVÍDUO, SENDO QUE A MESMA SE APRESENTA DE DIFERENTES MANEIRAS E, SE MODIFICA DE ACORDO COM AS MUDANÇAS SOCIAIS NOS AMBIENTES EM QUE A CRIANÇA ESTÁ INSERIDA. NESTE SENTIDO, ESTE ENSAIO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA INSTIGAR A CURIOSIDADE E ATENÇÃO DO ALUNO. A PESQUISA PARTE DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA LUIZA ARAÚJO NA CIDADE DE CODÓ-MA NO PERÍODO DE MARÇO A JUNHO DE 2018. COMO APORTE TEÓRICO FEZ-SE TAMBÉM UM RECORTE BIBLIOGRÁFICO BASEADO NOS SEGUINTES AUTORES SOARES (2011); KRUG (2015); PAIVA, PAULINO E PASSOS (2016); MENDES E VELOSA (2016), MICARELLO E BAPTISTA (2018). PARA ESTES AUTORES, A PRÁTICA DA LEITURA DEVE ESTÁ PRESENTE DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, VISTO QUE A ESCOLA TEM A INCUMBÊNCIA DE APRESENTAR UM AMPLO CAMPO DE EXPERIÊNCIAS, PARA QUE A CRIANÇA VIVA O IMAGINÁRIO MEDIANTE O USO DA LITERATURA INFANTIL, UMA VEZ QUE ESTE HÁBITO DE LEITURA FAVORECE AO EDUCANDO A DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS, FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS. PORTANTO, DURANTE A INVESTIGAÇÃO OBSERVOU-SE QUE A PRÁTICA DA LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR AINDA É TRABALHADA DE FORMA TÍMIDA ONDE NÃO SÃO LEVADOS EM CONTA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DA CRIANÇA, REPRODUZINDO ASSIM LEITORES OUVINTES E NÃO LEITORES ATIVOS E ATÉ MESMO PARTICIPATIVOS.