EM LINHAS GERAIS, ESTE ARTIGO, APRESENTA OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NO QUE DIZ RESPEITA A INCLUSÃO DE SURDOS. FAZ UM BREVE APANHADO DA HISTÓRIA DO ENSINO DOS SURDOS E MOSTRA OS ASPECTOS LEGAIS QUE EMBASAM A INCLUSÃO NO BRASIL, ESPECIFICO DESSE PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. PARA SABER O QUE PENSAM OS DOCENTES FORAM FEITAS ENTREVISTAS COM NOVE PROFESSORES DOS DIFERENTES CURSOS OFERTADOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, NO SUL DO AMAZONAS. A PESQUISA TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA POR SE OCUPAR DOS SIGNIFICADOS DAS CRENÇAS, DOS VALORES E DAS ATITUDES E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE POSSIBILITOU O ACESSO AO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE PARA OS PROFESSORES A COMUNICAÇÃO É O MAIOR DESAFIO PARA INCLUSÃO DO SURDO, ALGUNS SE DISPÕEM A BUSCAR FORMAÇÃO EM CURSOS DE LIBRAS QUANDO DO ACESSO DO SURDO NO IEAA E PARA OUTROS O INTÉRPRETE DE LIBRAS INTERMEDIARÁ A COMUNICAÇÃO, EFETIVANDO A INCLUSÃO. AS ENTREVISTAS TAMBÉM SALIENTARAM QUE A UNIVERSIDADE NÃO ESTÁ ORGANIZADA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS.