INCLUSÃO DE SURDOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60769 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1823 "inscrito_id" => 6100 "titulo" => "INCLUSÃO DE SURDOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "EM LINHAS GERAIS, ESTE ARTIGO, APRESENTA OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NO QUE DIZ RESPEITA A INCLUSÃO DE SURDOS. FAZ UM BREVE APANHADO DA HISTÓRIA DO ENSINO DOS SURDOS E MOSTRA OS ASPECTOS LEGAIS QUE EMBASAM A INCLUSÃO NO BRASIL, ESPECIFICO DESSE PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. PARA SABER O QUE PENSAM OS DOCENTES FORAM FEITAS ENTREVISTAS COM NOVE PROFESSORES DOS DIFERENTES CURSOS OFERTADOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, NO SUL DO AMAZONAS. A PESQUISA TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA POR SE OCUPAR DOS SIGNIFICADOS DAS CRENÇAS, DOS VALORES E DAS ATITUDES E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE POSSIBILITOU O ACESSO AO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE PARA OS PROFESSORES A COMUNICAÇÃO É O MAIOR DESAFIO PARA INCLUSÃO DO SURDO, ALGUNS SE DISPÕEM A BUSCAR FORMAÇÃO EM CURSOS DE LIBRAS QUANDO DO ACESSO DO SURDO NO IEAA E PARA OUTROS O INTÉRPRETE DE LIBRAS INTERMEDIARÁ A COMUNICAÇÃO, EFETIVANDO A INCLUSÃO. AS ENTREVISTAS TAMBÉM SALIENTARAM QUE A UNIVERSIDADE NÃO ESTÁ ORGANIZADA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DE SURDOS, ENSINO SUPERIOR, DESAFIOS, PERSPECTIVAS, PERSPECTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6100_15082019005531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILZA DE SOUZA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "DANILZA TEIXEIRA" "autor_email" => "danilzast1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60769 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1823 "inscrito_id" => 6100 "titulo" => "INCLUSÃO DE SURDOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "EM LINHAS GERAIS, ESTE ARTIGO, APRESENTA OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NO QUE DIZ RESPEITA A INCLUSÃO DE SURDOS. FAZ UM BREVE APANHADO DA HISTÓRIA DO ENSINO DOS SURDOS E MOSTRA OS ASPECTOS LEGAIS QUE EMBASAM A INCLUSÃO NO BRASIL, ESPECIFICO DESSE PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. PARA SABER O QUE PENSAM OS DOCENTES FORAM FEITAS ENTREVISTAS COM NOVE PROFESSORES DOS DIFERENTES CURSOS OFERTADOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, NO SUL DO AMAZONAS. A PESQUISA TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA POR SE OCUPAR DOS SIGNIFICADOS DAS CRENÇAS, DOS VALORES E DAS ATITUDES E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE POSSIBILITOU O ACESSO AO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE PARA OS PROFESSORES A COMUNICAÇÃO É O MAIOR DESAFIO PARA INCLUSÃO DO SURDO, ALGUNS SE DISPÕEM A BUSCAR FORMAÇÃO EM CURSOS DE LIBRAS QUANDO DO ACESSO DO SURDO NO IEAA E PARA OUTROS O INTÉRPRETE DE LIBRAS INTERMEDIARÁ A COMUNICAÇÃO, EFETIVANDO A INCLUSÃO. AS ENTREVISTAS TAMBÉM SALIENTARAM QUE A UNIVERSIDADE NÃO ESTÁ ORGANIZADA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DE SURDOS, ENSINO SUPERIOR, DESAFIOS, PERSPECTIVAS, PERSPECTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6100_15082019005531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILZA DE SOUZA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "DANILZA TEIXEIRA" "autor_email" => "danilzast1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }