A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS QUE CONTEMPLAM A LEITURA E A ESCRITA NECESSITAM SER DISPONIBILIZADOS DESDE A INFÂNCIA, VISTO QUE, A POSSIBILIDADE DE SE GARANTIR ALUNOS EFETIVAMENTE LEITORES ESTÁ ATRELADA A QUALIDADE DESSA OFERTA. ESSA IDEIA ENCONTRA SENTIDO NA PERSPECTIVA DE QUE ATRAVÉS DO ATO DE LER A CRIANÇA DESENVOLVERÁ APTIDÃO PARA IMAGINAR UM AMBIENTE E ACONTECIMENTOS DIFERENTES, EXPLORAR SENSAÇÕES, DEIXANDO FLUIR OS SENTIMENTOS QUE O ENVOLVEM, AGREGANDO SENTIDO A TUDO QUE É E PODE SER VIVIDO. NESSA LÓGICA, PODE EXPERIMENTAR VIVÊNCIAS QUE OPORTUNIZEM E CONSOLIDEM OS CONHECIMENTOS OBTIDOS EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESTARTE, ACREDITA-SE NA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR ESTRATÉGIAS QUE CONTEMPLEM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE BUSQUEM INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA E ESCRITA, COMO ATITUDES PRAZEROSAS, EXPRESSIVAS E IMBUÍDAS DE SIGNIFICADOS. ESSA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO COM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE PEDAGOGIA DO PARFOR, EM MARCO-CE, DURANTE A DISCIPLINA DE LEITURA E ESCRITA. TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA REFLEXÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE O UNIVERSO QUE ENVOLVE O ATO DE LER E ESCREVER NA INFÂNCIA, COMO TAMBÉM ANALISAR COLETIVAMENTE COM O GRUPO TRABALHADO, ESTRATÉGIAS FACILITADORAS, PRAZEROSAS E MOTIVADORAS DE LEITURA E ESCRITA. OS RESULTADOS REVELAM QUE, UM INDIVÍDUO QUE NÃO É EXPOSTO A PRÁTICAS DE LEITURA NA INFÂNCIA, CONSEQUENTEMENTE TERÁ UM VOCABULÁRIO MAIS REDUZIDO E POSSIVELMENTE APRESENTARÁ DIFICULDADE PARA ESCREVER, COM ISSO, AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS DEVEM SEM APLICADAS DE MANEIRA CONTÍNUA, PRAZEROSA, DESAFIADORA, LÚDICA, POSTO QUE, DEVEM SER DESENVOLVIDAS PARA ALÉM DO CODIFICAR E DECODIFICAR.