OS INDICADORES EDUCACIONAIS MOSTRAM QUE O DESAFIO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO AINDA É UMA META A SER ALCANÇADA. O GOVERNO FEDERAL, NO QUE TANGE À EDUCAÇÃO BÁSICA, E COM O INTUITO DE DESVELAR ESSA REALIDADE CRIOU O IDEB COMO INSTRUMENTO CAPAZ DE MENSURAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E PERMITIR À SOCIEDADE CONHECER O QUADRO SITUACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. O CEARÁ, EM RELAÇÃO AO IDEB 2017, TEM REVELADO UMA MELHORIA EM SEUS INDICADORES, SOBRETUDO, EM COMPARAÇÃO AOS DEMAIS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE. ESSA CONSTATAÇÃO TEM MOTIVADO A REFLEXÃO SOBRE ESSES RESULTADOS, OBJETO DE ESTUDO DO PRESENTE TRABALHO. COM REFERÊNCIA NOS RESULTADOS OBTIDOS NO IDEB 2017, OBJETIVAMOS ANALISAR O DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ EM RELAÇÃO AOS INDICADORES NACIONAIS, DO NORDESTE E NO ÂMBITO DO ESTADO CORRELACIONANDO COM A META 7 DO PNE. OS DADOS, ADEMAIS, POSSIBILITAM, NUMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA, AVALIAR A EFICÁCIA DA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO DO MAIS PAIC NOS MUNICÍPIOS CEARENSES. EMBORA AS METAS DESEJADAS AINDA CONSTITUAM UM CAMINHO A SER PERCORRIDO, OS DADOS APONTAM PARA UM SIGNIFICATIVO CRESCIMENTO DO IDEB DO ESTADO EM RELAÇÃO À META NACIONAL. ISSO SUGERE UM MOVIMENTO DE ATENÇÃO À EDUCAÇÃO PÚBLICA ATRAVÉS DO FOCO NO SUCESSO E NA PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA.