O RECREIO DIRIGIDO: UM OLHAR NEUROPSICOPEDAGÓGICO ATRAVÉS DO BRINCAR, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, O INTERESSE NESTA TEMÁTICA, SURGIU A PARTIR DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO DECORRER DOS ESTÁGIOS EM NEUROPSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL E CLÍNICA. TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, ASSIM COMO E OS OBJETIVO ESPECIFICO SÃO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO RECREIO DIRIGIDO NO AMBIENTE ESCOLAR, POSSIBILITAR MOMENTO DE ATIVIDADES RECREATIVAS LÚDICAS E PRAZEROSAS PARA AS CRIANÇAS NO RECREIO DA ESCOLA EM ESTUDO E DESENVOLVER NO RECREIO METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PRAZEROSAS ENTRE AS CRIANÇAS. METODOLOGIA DESTE ESTUDO TEM COMO BASE TEÓRICA ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E ESTUDO DE CASO REALIZADO EM ESCOLA PÚBLICA DE CAJAZEIRAS – PB, BUSCOU NOS TEXTOS DISPONÍVEIS OS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES E PAPEL DO BRINCAR E DO JOGAR NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS. RESULTADO DESTE TRABALHO É PRECISO REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO RECREIO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, A VISÃO DO NEUROPSICOPEDAGOGO SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA PRÁTICA INOVADORA E LÚDICA. AO BRINCAR O ALUNO LIBERA SUA CAPACIDADE DE SE REINVENTAR E REINVENTAR O MUNDO.