O PROCESSO DE INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO REGULAR É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, PARA QUE OS MESMOS SE SINTAM INCLUÍDOS NO CONTEXTO ESCOLAR E NA SALA DE AULA. NESTE TRABALHO ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS DENTRO DA SALA DE AULA, BUSCANDO SABER O QUANTO O PROFESSOR ESTÁ CAPACITADO PARA TRABALHAR COM ESSES ALUNOS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI SABER DAS COMPETÊNCIAS E METODOLOGIAS USADAS POR PROFESSORES PARA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA SALA DE AULA. A ESCOLA QUE CONTRIBUIU COMO LÓCUS DA PESQUISA LOCALIZA-SE NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA E OFERECE O ENSINO FUNDAMENTAL DO 1° AO 5°ANO, PARTICIPARAM DA PESQUISA DE FORMA LIVRE, UM TOTAL DE 4 PROFESSORES. APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS BUSCANDO DADOS QUE NOS PERMITISSE INVESTIGAR COMO OS ALUNOS SURDOS ESTAVAM INSERIDOS NA SALA DE AULA, E QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM ESSES ALUNOS. PODEMOS CONCLUIR QUE AINDA É POUCO ESTUDADO E INCENTIVADO A QUESTÃO DA INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO REGULAR, FALTA RECURSOS POR PARTE DA ESCOLA E DAS AUTORIDADES COMPETENTES.