A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58446 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 497 "inscrito_id" => 8170 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "O REFERIDO ARTIGO BUSCA IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O TEA É UM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO, CUJAS ÁREAS AFETADAS SÃO: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO RESTRITO OU REPETITIVO. ESTAS HABILIDADES NÃO SERÃO RESTRITAS, PORÉM, TERÃO UM RITMO MAIS LENTO, ENTRETANTO, POSSUIRÁ A POSSIBILIDADE DE CONSEGUIR OU MESMO ALCANÇAR UM PROGRESSO CONSIDERÁVEL ATRAVÉS DOS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE, UMA VEZ QUE, ELA BUSCA INTERVIR E SUPRIR AS SUAS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL O ESTUDO DO CORPO, TRABALHANDO SOBRE TRÊS ASPECTOS: MOTOR (MOVIMENTO), COGNITIVO (INTELECTUAL), E O AFETIVO (RELAÇÃO), ALÉM DE AJUDAR A TER AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA AO LONGO DA VIDA. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO DESCRITIVA QUE INCLUI BASES CIENTÍFICAS COMO ARTIGOS E OBRAS LITERÁRIAS. A DISCUSSÃO TEVE COMO ALICERCE, OS AUTORES: OLIVEIRA (2015); ALMEIDA (2014); WALLON (1925); SCHAWARTZAN (1994); GALVANI (2002); LEVITT (1997); LOWEN (1984), ENTRE OUTROS. A PARTIR DOS LEVANTAMENTOS DE DADOS ENCONTRADOS NESTA PESQUISA OBSERVOU-SE O QUANTO A PSICOMOTRICIDADE É IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM GERAL, E EM ESPECIAL AS CRIANÇAS COM TEA, POIS É EVIDENTE QUE COM A FALTA DA PSICOMOTRICIDADE PODERÁ ACONTECER CONSEQUÊNCIAS E/OU ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO. CONCLUI-SE QUE A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS, TERÁ COM SUAS DIFICULDADES A EVOLUÇÃO, ALÉM DE PROPORCIONÁ-LOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, VISTO QUE, É POR MEIO DELA QUE AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PODEM SER INTEGRADAS NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID8170_11072019000320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CRISTINA SANTIAGO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA SANTIAGO" "autor_email" => "amanda-santiiago@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58446 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 497 "inscrito_id" => 8170 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "O REFERIDO ARTIGO BUSCA IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O TEA É UM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO, CUJAS ÁREAS AFETADAS SÃO: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO RESTRITO OU REPETITIVO. ESTAS HABILIDADES NÃO SERÃO RESTRITAS, PORÉM, TERÃO UM RITMO MAIS LENTO, ENTRETANTO, POSSUIRÁ A POSSIBILIDADE DE CONSEGUIR OU MESMO ALCANÇAR UM PROGRESSO CONSIDERÁVEL ATRAVÉS DOS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE, UMA VEZ QUE, ELA BUSCA INTERVIR E SUPRIR AS SUAS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL O ESTUDO DO CORPO, TRABALHANDO SOBRE TRÊS ASPECTOS: MOTOR (MOVIMENTO), COGNITIVO (INTELECTUAL), E O AFETIVO (RELAÇÃO), ALÉM DE AJUDAR A TER AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA AO LONGO DA VIDA. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO DESCRITIVA QUE INCLUI BASES CIENTÍFICAS COMO ARTIGOS E OBRAS LITERÁRIAS. A DISCUSSÃO TEVE COMO ALICERCE, OS AUTORES: OLIVEIRA (2015); ALMEIDA (2014); WALLON (1925); SCHAWARTZAN (1994); GALVANI (2002); LEVITT (1997); LOWEN (1984), ENTRE OUTROS. A PARTIR DOS LEVANTAMENTOS DE DADOS ENCONTRADOS NESTA PESQUISA OBSERVOU-SE O QUANTO A PSICOMOTRICIDADE É IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM GERAL, E EM ESPECIAL AS CRIANÇAS COM TEA, POIS É EVIDENTE QUE COM A FALTA DA PSICOMOTRICIDADE PODERÁ ACONTECER CONSEQUÊNCIAS E/OU ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO. CONCLUI-SE QUE A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS, TERÁ COM SUAS DIFICULDADES A EVOLUÇÃO, ALÉM DE PROPORCIONÁ-LOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, VISTO QUE, É POR MEIO DELA QUE AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PODEM SER INTEGRADAS NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID8170_11072019000320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CRISTINA SANTIAGO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA SANTIAGO" "autor_email" => "amanda-santiiago@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }