A CIÊNCIA GEOGRÁFICA É COMPREENDIDA A PARTIR DE 5 CONCEITOS-CHAVE: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, PAISAGEM E REGIÃO. ATRAVÉS DO ESTUDO DESSES CONCEITOS A GEOGRAFIA ESTUDA A INTERAÇÃO DOS SERES HUMANOS NO ESPAÇO, E TORNANDO-OS MAIS CRÍTICOS. DESSA FORMA, ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TRABALHAR O CONCEITO DE LUGAR ATRAVÉS DE CROQUIS GEOGRÁFICOS COM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE OROBÓ - PE. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM NECESSÁRIOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA COM OS ESTUDANTES, PRODUÇÃO DE UM CROQUI GEOGRÁFICO E UMA CULMINÂNCIA, ONDE OS ESTUDANTES PUDERAM APRESENTAR ATRAVÉS DE SUA PRODUÇÃO UM RECORTE ESPACIAL DE SEU MUNICÍPIO QUE ELE SENTISSE RELAÇÃO DE CARINHO. COMO HIPÓTESE, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO TRABALHAR ESSE CONCEITO VINCULADO AO DE CARTOGRAFIA, POIS COM A PRODUÇÃO DOS CROQUIS GEOGRÁFICOS OS ALUNOS DESENVOLVERAM A NOÇÃO DE LOCALIZAÇÃO, ESCALA, SÍMBOLOS E LEGENDA. COMO RESULTADOS, FOI PERCEBIDO QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM DE FORMA PRÁTICA O CONTEÚDO E AINDA DESENVOLVERAM NOÇÕES BÁSICAS DE CARTOGRAFIA.