Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61106
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 11040
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      ESTE PROJETO DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DE UMA POSTURA ATIVA DO ALUNO. É NESSE ASPECTO QUE SE PROMOVE UMA INTERFACE COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM – ODA E  AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, AS QUAIS SE REFEREM A ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: CENTRALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, ESTIMULAR A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, PROMOVER A REFLEXÃO E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS. CABE DESTACAR QUE, NESTE ESTUDO, AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ENVOLVENDO OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS SÃO NORTEADAS PELO MÉTODO ATIVO. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É AVERIGUAR COMO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OS ODA PODEM POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE VIÉS, A PESQUISA CONFIGURA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, APROXIMANDO-SE DE PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO E DO ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS SÃO ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ESTÃO SENDO UTILIZADAS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, O DIÁRIO DE CAMPO, A FILMAGEM E A OBSERVAÇÃO. O TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS SEGUIRÁ OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO LEITORA NA ESCOLA E APROXIME, CADA VEZ MAIS O CONHECIMENTO GERADO NA UNIVERSIDADE COM O CONHECIMENTO GERADO NA ESCOLA.\r\n
      \r\n
      PROJETO FINANCIADO PELA: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID11040_23082019105444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA NEUMANN MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA MARTINS"
    "autor_email" => "smartins@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61106
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 11040
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      ESTE PROJETO DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DE UMA POSTURA ATIVA DO ALUNO. É NESSE ASPECTO QUE SE PROMOVE UMA INTERFACE COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM – ODA E  AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, AS QUAIS SE REFEREM A ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: CENTRALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, ESTIMULAR A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, PROMOVER A REFLEXÃO E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS. CABE DESTACAR QUE, NESTE ESTUDO, AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ENVOLVENDO OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS SÃO NORTEADAS PELO MÉTODO ATIVO. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É AVERIGUAR COMO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OS ODA PODEM POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE VIÉS, A PESQUISA CONFIGURA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, APROXIMANDO-SE DE PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO E DO ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS SÃO ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ESTÃO SENDO UTILIZADAS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, O DIÁRIO DE CAMPO, A FILMAGEM E A OBSERVAÇÃO. O TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS SEGUIRÁ OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO LEITORA NA ESCOLA E APROXIME, CADA VEZ MAIS O CONHECIMENTO GERADO NA UNIVERSIDADE COM O CONHECIMENTO GERADO NA ESCOLA.\r\n
      \r\n
      PROJETO FINANCIADO PELA: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID11040_23082019105444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA NEUMANN MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA MARTINS"
    "autor_email" => "smartins@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE PROJETO DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DE UMA POSTURA ATIVA DO ALUNO. É NESSE ASPECTO QUE SE PROMOVE UMA INTERFACE COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM – ODA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, AS QUAIS SE REFEREM A ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: CENTRALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, ESTIMULAR A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, PROMOVER A REFLEXÃO E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS. CABE DESTACAR QUE, NESTE ESTUDO, AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ENVOLVENDO OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS SÃO NORTEADAS PELO MÉTODO ATIVO. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É AVERIGUAR COMO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OS ODA PODEM POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE VIÉS, A PESQUISA CONFIGURA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, APROXIMANDO-SE DE PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO E DO ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS SÃO ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ESTÃO SENDO UTILIZADAS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, O DIÁRIO DE CAMPO, A FILMAGEM E A OBSERVAÇÃO. O TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS SEGUIRÁ OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO LEITORA NA ESCOLA E APROXIME, CADA VEZ MAIS O CONHECIMENTO GERADO NA UNIVERSIDADE COM O CONHECIMENTO GERADO NA ESCOLA. PROJETO FINANCIADO PELA: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.