METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61106 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 11040 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ ESTE PROJETO DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DE UMA POSTURA ATIVA DO ALUNO. É NESSE ASPECTO QUE SE PROMOVE UMA INTERFACE COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM – ODA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, AS QUAIS SE REFEREM A ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: CENTRALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, ESTIMULAR A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, PROMOVER A REFLEXÃO E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS. CABE DESTACAR QUE, NESTE ESTUDO, AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ENVOLVENDO OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS SÃO NORTEADAS PELO MÉTODO ATIVO. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É AVERIGUAR COMO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OS ODA PODEM POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE VIÉS, A PESQUISA CONFIGURA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, APROXIMANDO-SE DE PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO E DO ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS SÃO ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ESTÃO SENDO UTILIZADAS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, O DIÁRIO DE CAMPO, A FILMAGEM E A OBSERVAÇÃO. O TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS SEGUIRÁ OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO LEITORA NA ESCOLA E APROXIME, CADA VEZ MAIS O CONHECIMENTO GERADO NA UNIVERSIDADE COM O CONHECIMENTO GERADO NA ESCOLA.\r\n \r\n PROJETO FINANCIADO PELA: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID11040_23082019105444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA NEUMANN MARTINS" "autor_nome_curto" => "SILVANA MARTINS" "autor_email" => "smartins@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61106 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 11040 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ ESTE PROJETO DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DE UMA POSTURA ATIVA DO ALUNO. É NESSE ASPECTO QUE SE PROMOVE UMA INTERFACE COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM – ODA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, AS QUAIS SE REFEREM A ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: CENTRALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, ESTIMULAR A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, PROMOVER A REFLEXÃO E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS. CABE DESTACAR QUE, NESTE ESTUDO, AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ENVOLVENDO OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS SÃO NORTEADAS PELO MÉTODO ATIVO. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É AVERIGUAR COMO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OS ODA PODEM POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE VIÉS, A PESQUISA CONFIGURA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, APROXIMANDO-SE DE PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO E DO ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS SÃO ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ESTÃO SENDO UTILIZADAS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, O DIÁRIO DE CAMPO, A FILMAGEM E A OBSERVAÇÃO. O TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS SEGUIRÁ OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO LEITORA NA ESCOLA E APROXIME, CADA VEZ MAIS O CONHECIMENTO GERADO NA UNIVERSIDADE COM O CONHECIMENTO GERADO NA ESCOLA.\r\n \r\n PROJETO FINANCIADO PELA: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID11040_23082019105444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA NEUMANN MARTINS" "autor_nome_curto" => "SILVANA MARTINS" "autor_email" => "smartins@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }