ESTE PROJETO DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DE UMA POSTURA ATIVA DO ALUNO. É NESSE ASPECTO QUE SE PROMOVE UMA INTERFACE COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM – ODA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, AS QUAIS SE REFEREM A ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: CENTRALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, ESTIMULAR A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, PROMOVER A REFLEXÃO E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS. CABE DESTACAR QUE, NESTE ESTUDO, AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ENVOLVENDO OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS SÃO NORTEADAS PELO MÉTODO ATIVO. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É AVERIGUAR COMO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E OS ODA PODEM POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE VIÉS, A PESQUISA CONFIGURA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, APROXIMANDO-SE DE PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO E DO ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS SÃO ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ESTÃO SENDO UTILIZADAS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, O DIÁRIO DE CAMPO, A FILMAGEM E A OBSERVAÇÃO. O TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS SEGUIRÁ OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO LEITORA NA ESCOLA E APROXIME, CADA VEZ MAIS O CONHECIMENTO GERADO NA UNIVERSIDADE COM O CONHECIMENTO GERADO NA ESCOLA.
PROJETO FINANCIADO PELA: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS.