ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DE PROMOVER UMA HORTA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO VIRGÍLIO TÁVORA EM BARBALHA/ CE, COMO UMA FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENVOLVENDO ATIVIDADES QUE FACILITE A APRENDIZAGEM NO ENSINO E DESPERTE O INTERESSE PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. A HORTA FOI CONSTRUÍDA POR ALUNOS DE 2° ANO DE TURNO MANHÃ, JUNTO COM PROFESSORES DA DISCIPLINA, COMPREENDENDO 30 ALUNOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 Á 17 ANOS. A IMPLANTAÇÃO DA HORTA NA ESCOLA PERMITIU AOS ALUNOS A OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS VEGETAIS E A REALIZAR PESQUISA EM DIVERSAS ÁREAS, POIS É CONSIDERADO UM LABORATÓRIO DE CÉU ABERTO E VIVO. AS ATIVIDADES NA HORTA FORAM REALIZADAS DE CUNHO PARTICIPATIVO POR TODOS OS ALUNOS, SENDO ACOMPANHADO POR UM PROFESSOR REGENTE. FORAM PLANTADAS ALGUMAS HORTALIÇAS, COMO TOMATE, COENTRO, PIMENTÃO, CEBOLA E PIMENTINHA CHEIROSA E ALGUMAS PLANTAS MEDICINAIS COMO HORTELÃ E ERVA CIDREIRA, MAS AINDA NÃO FORAM COLETADAS POR AINDA ESTAREM EM PERÍODO DE CRESCIMENTO. A PARTIR DO ESTUDO CONCLUI – SE QUE A INSERÇÃO DA HORTA POSSIBILITOU MAIOR CONHECIMENTO SOBRE BOTÂNICA, ALÉM DE TER UM CONTATO MAIOR COM A NATUREZA, PERMITIU UMA RELAÇÃO DOS ALUNOS COM O COTIDIANO.