FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MUDANÇA DE PRÁTICAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60542 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2782 "inscrito_id" => 7725 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MUDANÇA DE PRÁTICAS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA REFLEXÃO SOBRE AS INQUIETAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EJA QUE APONTARAM ÀS NECESSIDADES EM GARANTIR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O DIREITO ÀS APRENDIZAGENS MEDIADAS, POR ELES, ATRAVÉS DOS COMPONENTES CURRICULARES PROPOSTOS E MINISTRADOS PARA A REFERIDA MODALIDADE DE ENSINO. AS INQUIETUDES DOS DOCENTES RESIDIAM NO FATO DE QUE ELES NÃO TINHAM SIDO PREPARADOS, NO SEU CONTEXTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA ATUAREM NO SEGMENTO DA EJA. A PESQUISA APLICADA SE CONSTITUIU NA PERCEPÇÃO DAS LACUNAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, ONDE A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA -SMEB, DESTE NÍVEL EDUCACIONAL, SENTIU A NECESSIDADE DE VIABILIZAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, A QUAL CONTOU COM A PARCERIA DO NÚCLEO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA -NPC E OS TÉCNICOS DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES, NUM VIÉS INTERDISCIPLINAR, EMBASADO NO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN (2007), GADOTTI (2006) E PAULO FREIRE (1996), OBJETIVAMOS PROMOVER ENCONTROS PRESENCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA DISCUSSÃO, RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DE RENOVAÇÃO PROFISSIONAL, ATRAVÉS DA QUAL SE DEFINA A AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CONSCIENTE DOS PROFESSORES. DESTA FEITA, GARANTINDO UMA CONTINUAÇÃO DE ESTUDOS POSSIBILITANDO CONDIÇÕES PARA ASSOCIAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA, COMO CANAL DE MUDANÇA ÀS NOVAS FORMAS DE ENSINAR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESSA PROPOSTA FOI PENSADA PARA A PROMOÇÃO DE ENCONTROS QUINZENAIS COM OS PROFESSORES, PRIVILEGIANDO TEMAS QUE PROMOVAM DISCUSSÕES E MUDANÇAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O RESULTADO OBSERVADO, ELENCADO ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS DOS DOCENTES DEMONSTROU VALORIZAÇÃO QUE GEROU MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, .EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7725_29082019123014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ DE MORAIS MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ MORAIS" "autor_email" => "miramoramelo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60542 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2782 "inscrito_id" => 7725 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MUDANÇA DE PRÁTICAS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA REFLEXÃO SOBRE AS INQUIETAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EJA QUE APONTARAM ÀS NECESSIDADES EM GARANTIR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O DIREITO ÀS APRENDIZAGENS MEDIADAS, POR ELES, ATRAVÉS DOS COMPONENTES CURRICULARES PROPOSTOS E MINISTRADOS PARA A REFERIDA MODALIDADE DE ENSINO. AS INQUIETUDES DOS DOCENTES RESIDIAM NO FATO DE QUE ELES NÃO TINHAM SIDO PREPARADOS, NO SEU CONTEXTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA ATUAREM NO SEGMENTO DA EJA. A PESQUISA APLICADA SE CONSTITUIU NA PERCEPÇÃO DAS LACUNAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, ONDE A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA -SMEB, DESTE NÍVEL EDUCACIONAL, SENTIU A NECESSIDADE DE VIABILIZAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, A QUAL CONTOU COM A PARCERIA DO NÚCLEO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA -NPC E OS TÉCNICOS DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES, NUM VIÉS INTERDISCIPLINAR, EMBASADO NO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN (2007), GADOTTI (2006) E PAULO FREIRE (1996), OBJETIVAMOS PROMOVER ENCONTROS PRESENCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA DISCUSSÃO, RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DE RENOVAÇÃO PROFISSIONAL, ATRAVÉS DA QUAL SE DEFINA A AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CONSCIENTE DOS PROFESSORES. DESTA FEITA, GARANTINDO UMA CONTINUAÇÃO DE ESTUDOS POSSIBILITANDO CONDIÇÕES PARA ASSOCIAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA, COMO CANAL DE MUDANÇA ÀS NOVAS FORMAS DE ENSINAR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESSA PROPOSTA FOI PENSADA PARA A PROMOÇÃO DE ENCONTROS QUINZENAIS COM OS PROFESSORES, PRIVILEGIANDO TEMAS QUE PROMOVAM DISCUSSÕES E MUDANÇAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O RESULTADO OBSERVADO, ELENCADO ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS DOS DOCENTES DEMONSTROU VALORIZAÇÃO QUE GEROU MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, .EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7725_29082019123014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ DE MORAIS MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ MORAIS" "autor_email" => "miramoramelo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }