Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MUDANÇA DE PRÁTICAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, .EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60542
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 7725
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MUDANÇA DE PRÁTICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA REFLEXÃO SOBRE AS INQUIETAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EJA QUE APONTARAM ÀS NECESSIDADES EM GARANTIR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O DIREITO ÀS APRENDIZAGENS MEDIADAS, POR ELES, ATRAVÉS DOS COMPONENTES CURRICULARES PROPOSTOS E MINISTRADOS PARA A REFERIDA MODALIDADE DE ENSINO. AS INQUIETUDES DOS DOCENTES RESIDIAM NO FATO DE QUE ELES NÃO TINHAM SIDO PREPARADOS, NO SEU CONTEXTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA ATUAREM NO SEGMENTO DA EJA. A PESQUISA APLICADA SE CONSTITUIU NA PERCEPÇÃO DAS LACUNAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, ONDE A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA -SMEB, DESTE NÍVEL EDUCACIONAL, SENTIU A NECESSIDADE DE VIABILIZAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, A QUAL CONTOU COM A PARCERIA DO NÚCLEO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA -NPC E OS TÉCNICOS DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES, NUM VIÉS INTERDISCIPLINAR, EMBASADO NO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN (2007), GADOTTI (2006) E PAULO FREIRE (1996), OBJETIVAMOS PROMOVER ENCONTROS PRESENCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA DISCUSSÃO, RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DE RENOVAÇÃO PROFISSIONAL, ATRAVÉS DA QUAL SE DEFINA A AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CONSCIENTE DOS PROFESSORES. DESTA FEITA, GARANTINDO UMA CONTINUAÇÃO DE ESTUDOS POSSIBILITANDO CONDIÇÕES PARA ASSOCIAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA, COMO CANAL DE MUDANÇA ÀS NOVAS FORMAS DE ENSINAR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESSA PROPOSTA FOI PENSADA PARA A PROMOÇÃO DE ENCONTROS QUINZENAIS COM OS PROFESSORES, PRIVILEGIANDO TEMAS QUE PROMOVAM DISCUSSÕES E MUDANÇAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O RESULTADO OBSERVADO, ELENCADO ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS DOS DOCENTES DEMONSTROU VALORIZAÇÃO QUE GEROU MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, .EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7725_29082019123014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIÃ DE MORAIS MELO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MIRIÃ MORAIS"
    "autor_email" => "miramoramelo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60542
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 7725
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MUDANÇA DE PRÁTICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA REFLEXÃO SOBRE AS INQUIETAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EJA QUE APONTARAM ÀS NECESSIDADES EM GARANTIR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O DIREITO ÀS APRENDIZAGENS MEDIADAS, POR ELES, ATRAVÉS DOS COMPONENTES CURRICULARES PROPOSTOS E MINISTRADOS PARA A REFERIDA MODALIDADE DE ENSINO. AS INQUIETUDES DOS DOCENTES RESIDIAM NO FATO DE QUE ELES NÃO TINHAM SIDO PREPARADOS, NO SEU CONTEXTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA ATUAREM NO SEGMENTO DA EJA. A PESQUISA APLICADA SE CONSTITUIU NA PERCEPÇÃO DAS LACUNAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, ONDE A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA -SMEB, DESTE NÍVEL EDUCACIONAL, SENTIU A NECESSIDADE DE VIABILIZAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, A QUAL CONTOU COM A PARCERIA DO NÚCLEO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA -NPC E OS TÉCNICOS DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES, NUM VIÉS INTERDISCIPLINAR, EMBASADO NO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN (2007), GADOTTI (2006) E PAULO FREIRE (1996), OBJETIVAMOS PROMOVER ENCONTROS PRESENCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA DISCUSSÃO, RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DE RENOVAÇÃO PROFISSIONAL, ATRAVÉS DA QUAL SE DEFINA A AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CONSCIENTE DOS PROFESSORES. DESTA FEITA, GARANTINDO UMA CONTINUAÇÃO DE ESTUDOS POSSIBILITANDO CONDIÇÕES PARA ASSOCIAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA, COMO CANAL DE MUDANÇA ÀS NOVAS FORMAS DE ENSINAR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESSA PROPOSTA FOI PENSADA PARA A PROMOÇÃO DE ENCONTROS QUINZENAIS COM OS PROFESSORES, PRIVILEGIANDO TEMAS QUE PROMOVAM DISCUSSÕES E MUDANÇAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O RESULTADO OBSERVADO, ELENCADO ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS DOS DOCENTES DEMONSTROU VALORIZAÇÃO QUE GEROU MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, .EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7725_29082019123014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIÃ DE MORAIS MELO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MIRIÃ MORAIS"
    "autor_email" => "miramoramelo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA REFLEXÃO SOBRE AS INQUIETAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EJA QUE APONTARAM ÀS NECESSIDADES EM GARANTIR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O DIREITO ÀS APRENDIZAGENS MEDIADAS, POR ELES, ATRAVÉS DOS COMPONENTES CURRICULARES PROPOSTOS E MINISTRADOS PARA A REFERIDA MODALIDADE DE ENSINO. AS INQUIETUDES DOS DOCENTES RESIDIAM NO FATO DE QUE ELES NÃO TINHAM SIDO PREPARADOS, NO SEU CONTEXTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA ATUAREM NO SEGMENTO DA EJA. A PESQUISA APLICADA SE CONSTITUIU NA PERCEPÇÃO DAS LACUNAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, ONDE A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA -SMEB, DESTE NÍVEL EDUCACIONAL, SENTIU A NECESSIDADE DE VIABILIZAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, A QUAL CONTOU COM A PARCERIA DO NÚCLEO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA -NPC E OS TÉCNICOS DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES, NUM VIÉS INTERDISCIPLINAR, EMBASADO NO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN (2007), GADOTTI (2006) E PAULO FREIRE (1996), OBJETIVAMOS PROMOVER ENCONTROS PRESENCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA DISCUSSÃO, RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DE RENOVAÇÃO PROFISSIONAL, ATRAVÉS DA QUAL SE DEFINA A AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CONSCIENTE DOS PROFESSORES. DESTA FEITA, GARANTINDO UMA CONTINUAÇÃO DE ESTUDOS POSSIBILITANDO CONDIÇÕES PARA ASSOCIAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA, COMO CANAL DE MUDANÇA ÀS NOVAS FORMAS DE ENSINAR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESSA PROPOSTA FOI PENSADA PARA A PROMOÇÃO DE ENCONTROS QUINZENAIS COM OS PROFESSORES, PRIVILEGIANDO TEMAS QUE PROMOVAM DISCUSSÕES E MUDANÇAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O RESULTADO OBSERVADO, ELENCADO ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS DOS DOCENTES DEMONSTROU VALORIZAÇÃO QUE GEROU MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.