ESTA PESQUISA SURGIU NO INTUITO DE DISCUTIR O PAPEL DO EDUCADOR DO GÊNERO MASCULINO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. MINORIA EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, OS HOMENS TENTAM GANHAR ESPAÇO NUM AMBIENTE HISTORICAMENTE DOMINADO PELAS MULHERES E LEVANTAM QUESTÕES COMO PRECONCEITO, DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E CONSTRUÇÕES SOCIAIS QUE ENVOLVEM ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE. BASEADO EM ALGUNS PESQUISADORES DO ASSUNTO COMO: SANTOS, MATTOS, FERREIRA, SAYÃO E OUTROS, BUSCAMOS ANALISAR AS TRAJETÓRIA DOCENTE DE PROFISSIONAIS DO SEXO MASCULINO DO MUNICÍPIO GADO BRAVO – PB E CIDADES CIRCUNVIZINHAS . COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS ENTREVISTAS ESCRITAS.OS OBJETIVOS QUE NORTEARAM NOSSA PESQUISA FORAM TRAÇAR UM PERFIL DO PROFISSIONAL MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE GADO BRAVO E DETECTAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA EXERCER SUAS FUNÇÕES. OS DADOS POSSIBILITARAM CONCLUIR QUE OS HOMENS SÃO MINORIA NESTE SEGMENTO NÃO SÓ NA CIDADE PESQUISADA, MAS EM TODO O BRASIL, E QUE ALGUNS DESSES PROFISSIONAIS TEMEM NÃO EXERCER TAL FUNÇÃO PELO FATO DO PRECONCEITO, VISTO QUE ESSA FUNÇÃO ESTÁ TÃO MARCADA CULTURALMENTE PELO PAPEL DA MULHER.