ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO TRABALHADOR DOCENTE, CONSIDERANDO ESTE ENQUANTO PARTE DA CHAMADA “CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO”. PARA TANTO, REFLETIREMOS: O QUE É A CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO? DE QUE MANEIRA A FIGURA DO PROFESSOR SE ENCAIXA DENTRO DESSA CATEGORIA? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSA POSIÇÃO ENQUANTO CLASSE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE? A METODOLOGIA EMPREGADA NO ESTUDO, DE BASE QUALITATIVA, FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SE CONSOLIDOU EM AUTORES COMO MARX (1989), FRIGOTTO (2010), ANTUNES (1999), HYPOLITO E GRISHCKE (2013) ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM QUE O DOCENTE SE CONSTITUI DE UMA CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO. MESMO QUE SUA POSIÇÃO O COLOQUE COMO INTELECTUAL, VENDE SUA FORÇA DE TRABALHO PARA SE SUSTENTAR O CONSTITUINDO COMO TRABALHADOR ASSALARIADO, MESMO DESENVOLVENDO UM TRABALHO IMATERIAL. SUA IDENTIDADE, PORTANTO, SE DELINEIA DAS MEDIAÇÕES DE SUA PRÁTICA OU MESMO ANTES, NO CONVÍVIO COM OS SUJEITOS DO MEIO SOCIAL EM QUE VAI SE FORJANDO, SEJA O APOIANDO OU O NEGANDO ENQUANTO PROFISSIONAL.