A IDENTIDADE DOCENTE SE CONSTITUI POR INTERMÉDIO DAS EXPERIÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS TRAÇADAS E, POR ISSO, DELINEOU-SE COMO OBJETIVO GERAL AO ESTUDO: COMPREENDER COMO A IDENTIDADE DO PEDAGOGO É CONSTITUÍDA NA FORMAÇÃO INICIAL. E COMO PROBLEMA GERAL: COMO A IDENTIDADE DO PEDAGOGO É CONSTITUÍDA NA FORMAÇÃO INICIAL?. NA PESQUISA QUALITATIVA, REALIZADA EM 2017 E COM UMA REVISÃO DE LITERATURA, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS, COM SEIS PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, A DEZESSEIS ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES, EM ITAPIPOCA – CEARÁ. CONSTATOU-SE QUE, NA FORMAÇÃO INICIAL, O DISCENTE DESENVOLVE GRADATIVAMENTE A CRITICIDADE, CONHECE O CAMPO DE ATUAÇÃO E SUA FUNÇÃO ENQUANTO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, CABE A CADA EDUCADOR ESCOLHER O TIPO DE EDUCAÇÃO QUE DESENVOLVERÁ. DESSE MODO, A IDENTIDADE É COMPOSTA POR ASPECTOS PESSOAIS, ACADÊMICOS E ORIUNDOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.