Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE O ALUNO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO

Palavra-chaves: MÚSICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58642
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3534
    "inscrito_id" => 5115
    "titulo" => "A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE O ALUNO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS, LOCALIZADA NO ESTADO DO MARANHÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO TEM-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DISCUTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM GEOGRAFIA ESCOLAR E A MÚSICA; B) ANALISAR AS DIFERENTES FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS; C) AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. A MODALIDADE DA PESQUISA É A QUALI-QUANTITATIVA. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADAS DUAS TURMAS, 7º “A” (TURMA: PARALAMAS DO SUCESSO) E 7º “B” (TURMA: DETONAUTAS). AS AULAS COM A TURMA DO 7º “A” FORAM TOTALMENTE MINISTRADAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS CONVENCIONAS, E NA TURMA DO 7º “B” FORAM MINISTRADAS AULAS COM AUXÍLIO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS (MÚSICA), ONDE O MESMO CONTEÚDO FOI ABORDADO EM AMBAS AS TURMAS. NESTA PERSPECTIVA, VERIFICOU-SE QUE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA RESGATA A FUNÇÃO DE COMPREENSÃO SOCIOCULTURAL, COMO ELEMENTO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. SENDO ASSIM, O SEU USO PODERÁ, E DEVERÁ SER, UM RECURSO PARA CHEGAR AO CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA, EM ESPECIAL A GEOGRAFIA, QUE QUANDO LIGADA AOS ELEMENTOS QUE INTEGRAM A MÚSICA, OU AS PALAVRAS QUE A COMPÕEM, EM SUA ESTRUTURA, GÊNERO, E AINDA SUA UTILIZAÇÃO, VALORIZAM A EXPRESSÃO HUMANA, A EXPRESSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA, E O DESPERTAR PARA OUTRAS HABILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5115_22092019215214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDA DOS REIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANDA REIS"
    "autor_email" => "vandareis1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO- UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58642
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3534
    "inscrito_id" => 5115
    "titulo" => "A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE O ALUNO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS, LOCALIZADA NO ESTADO DO MARANHÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO TEM-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DISCUTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM GEOGRAFIA ESCOLAR E A MÚSICA; B) ANALISAR AS DIFERENTES FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS; C) AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. A MODALIDADE DA PESQUISA É A QUALI-QUANTITATIVA. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADAS DUAS TURMAS, 7º “A” (TURMA: PARALAMAS DO SUCESSO) E 7º “B” (TURMA: DETONAUTAS). AS AULAS COM A TURMA DO 7º “A” FORAM TOTALMENTE MINISTRADAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS CONVENCIONAS, E NA TURMA DO 7º “B” FORAM MINISTRADAS AULAS COM AUXÍLIO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS (MÚSICA), ONDE O MESMO CONTEÚDO FOI ABORDADO EM AMBAS AS TURMAS. NESTA PERSPECTIVA, VERIFICOU-SE QUE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA RESGATA A FUNÇÃO DE COMPREENSÃO SOCIOCULTURAL, COMO ELEMENTO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. SENDO ASSIM, O SEU USO PODERÁ, E DEVERÁ SER, UM RECURSO PARA CHEGAR AO CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA, EM ESPECIAL A GEOGRAFIA, QUE QUANDO LIGADA AOS ELEMENTOS QUE INTEGRAM A MÚSICA, OU AS PALAVRAS QUE A COMPÕEM, EM SUA ESTRUTURA, GÊNERO, E AINDA SUA UTILIZAÇÃO, VALORIZAM A EXPRESSÃO HUMANA, A EXPRESSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA, E O DESPERTAR PARA OUTRAS HABILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5115_22092019215214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDA DOS REIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANDA REIS"
    "autor_email" => "vandareis1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO- UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS, LOCALIZADA NO ESTADO DO MARANHÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO TEM-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DISCUTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM GEOGRAFIA ESCOLAR E A MÚSICA; B) ANALISAR AS DIFERENTES FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS; C) AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. A MODALIDADE DA PESQUISA É A QUALI-QUANTITATIVA. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADAS DUAS TURMAS, 7º “A” (TURMA: PARALAMAS DO SUCESSO) E 7º “B” (TURMA: DETONAUTAS). AS AULAS COM A TURMA DO 7º “A” FORAM TOTALMENTE MINISTRADAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS CONVENCIONAS, E NA TURMA DO 7º “B” FORAM MINISTRADAS AULAS COM AUXÍLIO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS (MÚSICA), ONDE O MESMO CONTEÚDO FOI ABORDADO EM AMBAS AS TURMAS. NESTA PERSPECTIVA, VERIFICOU-SE QUE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA RESGATA A FUNÇÃO DE COMPREENSÃO SOCIOCULTURAL, COMO ELEMENTO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. SENDO ASSIM, O SEU USO PODERÁ, E DEVERÁ SER, UM RECURSO PARA CHEGAR AO CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA, EM ESPECIAL A GEOGRAFIA, QUE QUANDO LIGADA AOS ELEMENTOS QUE INTEGRAM A MÚSICA, OU AS PALAVRAS QUE A COMPÕEM, EM SUA ESTRUTURA, GÊNERO, E AINDA SUA UTILIZAÇÃO, VALORIZAM A EXPRESSÃO HUMANA, A EXPRESSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA, E O DESPERTAR PARA OUTRAS HABILIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.