ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS, LOCALIZADA NO ESTADO DO MARANHÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO TEM-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DISCUTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM GEOGRAFIA ESCOLAR E A MÚSICA; B) ANALISAR AS DIFERENTES FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS; C) AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. A MODALIDADE DA PESQUISA É A QUALI-QUANTITATIVA. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADAS DUAS TURMAS, 7º “A” (TURMA: PARALAMAS DO SUCESSO) E 7º “B” (TURMA: DETONAUTAS). AS AULAS COM A TURMA DO 7º “A” FORAM TOTALMENTE MINISTRADAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS CONVENCIONAS, E NA TURMA DO 7º “B” FORAM MINISTRADAS AULAS COM AUXÍLIO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS (MÚSICA), ONDE O MESMO CONTEÚDO FOI ABORDADO EM AMBAS AS TURMAS. NESTA PERSPECTIVA, VERIFICOU-SE QUE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA RESGATA A FUNÇÃO DE COMPREENSÃO SOCIOCULTURAL, COMO ELEMENTO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. SENDO ASSIM, O SEU USO PODERÁ, E DEVERÁ SER, UM RECURSO PARA CHEGAR AO CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA, EM ESPECIAL A GEOGRAFIA, QUE QUANDO LIGADA AOS ELEMENTOS QUE INTEGRAM A MÚSICA, OU AS PALAVRAS QUE A COMPÕEM, EM SUA ESTRUTURA, GÊNERO, E AINDA SUA UTILIZAÇÃO, VALORIZAM A EXPRESSÃO HUMANA, A EXPRESSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA, E O DESPERTAR PARA OUTRAS HABILIDADES.