O PRESENTE TRABALHO, OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO QUE CONTASSE AS HISTÓRIAS DE VIDA DE ALGUNS DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) QUE POSSUEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, SÃO ESTAS: CINCO PESSOAS COM SURDEZ, TRÊS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E UMA PESSOA COM BAIXA VISÃO. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA, A FIM DE ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO, A HISTÓRIA ORAL DE VIDA, REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA COM OS SERVIDORES, SENDO A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLORATÓRIO. COM AS APRESENTAÇÕES REALIZADAS NA SOCIEDADE (ESCOLAS, EMPRESAS E OUTROS ESPAÇOS) DO DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO, PROCURAMOS A MUDANÇA DA VISÃO INFERIORIZADA QUE INFELIZMENTE AINDA SE TEM SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MOSTRANDO ASSIM, A EDUCAÇÃO COMO AGENTE FUNDAMENTAL NA TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DESSES SUJEITOS. COMO RESULTADOS, FICOU EVIDENTE A BOA ACEITAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO NA SOCIEDADE, UMA VEZ QUE O PROJETO RECEBEU VÁRIOS OFÍCIOS DE AGRADECIMENTO, ALÉM DA GRANDE REPERCUSSÃO QUE ESTE TEVE NA MÍDIA E REDES SOCIAIS, O QUE MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE, A UNIVERSIDADE FEZ UMA IMPORTANTE PONTE COM A COMUNIDADE LOCAL E REGIONAL, CUMPRINDO ASSIM SEU TRIPÉ: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.