ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR O PROJETO FORMANDO COM-VIDA, CONSTRUINDO A AGENDA 21 NA ESCOLA VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS (JPF) EM VILA SERRAGEM, OCARA-CE. DESTARTE, PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR SÃO EXTREMAMENTE PROTUBERANTES QUANDO VINCULADAS E TRABALHADAS NO ÂMBITO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, SOBRETUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL. O ARTIGO APRESENTADO TRATA DA RELEVÂNCIA DE SE TRABALHAR O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL RELATIVA À PRESERVAÇÃO E A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL QUE INDUBITAVELMENTE IMPLICAM EM UM DESAFIO QUE DEVE SER ABRAÇADO POR TODOS. DESTE MODO, SE RECONHECE A NECESSIDADE DE SE COLOCAR O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO COM A FINALIDADE DE SE VALORIZAR E INTERPRETAR SUAS EXPERIÊNCIAS QUALITATIVAMENTE. DESTARTE, O MÉTODO VISLUMBRADO PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO FOI O FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICO. ASSIM, O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FOI O BIBLIOGRÁFICO COM O AUXÍLIO DA ABORDAGEM EMPÍRICA. COMO RESULTADO DA DISCUSSÃO FICA EM EVIDÊNCIA A EXPERIÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS COM A COM-VIDA E A AGENDA 21. NESSE SENTIDO, AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA JOSÉ PIRES DE FREITAS CONSISTEM EM UM INDISPENSÁVEL RECURSO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO PROMOTOR DA SUSTENTABILIDADE. POR FIM, FAZ-SE MISTER A INCREMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO CENÁRIO DA JOSÉ PIRES, POSTO QUE SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SEJAM REVELADORAS DAS ATIVIDADES AÇÕES E ESTRATÉGIAS DO PROJETO COM-VIDA, AGENDA 21 E PROJETO PIPC.