ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 5 ANOS. DESSA FORMA, FORAM ABORDADOS ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS COMO: O HISTÓRICO DO DESENHO INFANTIL, AS FASES DO DESENHO E DA ESCRITA, O TRABALHO COM O DESENHO POR PARTE DOS PROFESSORES E A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PORTANTO PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO DESTE ARTIGO, ALGUNS AUTORES COMO: EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1989), GEORGES HENRI LUQUET (1969), VIKTOR LOWENFELD (1977), MAGDA SOARES (2017), FLORENCE MÈREDIEU (2017), LUIZ CARLOS CAGLIARI (1998), EDITH DERDYK (1989), JEAN PIAGET (1964) E LEV VYGOTSKY (1991) FORAM ESSENCIAIS. ASSIM, A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO DESSE ARTIGO CONSTITUI-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE NATUREZA BÁSICA, TENDO COMO ABORDAGEM DO PROBLEMA UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTO A PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS, TRATANDO- SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADO OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, UMA NA PERIFERIA E OUTRA NA REGIÃO CENTRAL, NAS TURMAS DO INFANTIL V, DURANTE A QUAL FOI ENTREGUE UM QUESTIONÁRIO AS PROFESSORAS PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS. POR FIM, A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS CONCLUI-SE QUE O DESENHO INFANTIL CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, INCLUSIVE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.