QUANDO MENCIONAMOS NO TÍTULO DO PRESENTE ARTIGO TEORIA REPRODUTIVISTA, TEMOS A CLAREZA QUE ESTA NÃO DEVE SER ANALISADA COMO UMA TEORIA, MAS SIM, COMO TEORIAS REPRODUTIVISTAS. PORQUE NA REALIDADE, OS PENSADORES DEFENSORES DESTA, EMBORA TENHAM UMA IDEIA EM COMUM, QUE É A CRÍTICA AS SOCIEDADES DE FORMAÇÃO CAPITALISTA, E ESPECIFICAMENTE À ESCOLA E A EDUCAÇÃO NELA TRANSMITIDA, FAZEM UMA REFLEXÃO E ANÁLISE A PARTIR DE ASPECTOS NA MAIORIA DAS VEZES DIFERENTES. AS TEORIAS REPRODUTIVISTAS REPRESENTARAM E REPRESENTAM UM AVANÇO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MESMO TENDO A SUA ORIGEM NA EUROPA, PRINCIPALMENTE NA FRANÇA. DIFERENTEMENTE DAS TEORIAS DE FACETAS TRADICIONAIS QUE ATRIBUÍAM À ESCOLA UM CARÁTER EQUALIZADOR DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, VALORIZANDO A TRANSMISSÃO-ASSIMILAÇÃO MECÂNICA DE CONTEÚDOS, QUE MUITAS VEZES NÃO TINHAM NENHUMA RELAÇÃO COM A REALIDADE OBJETIVA DOS ALUNOS, E OS LEVAVAM COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE A INCULTIREM A IDEOLOGIA DA CLASSE DOMINANTE, E CONSEQUENTEMENTE A PERPETUAÇÃO DAS DESIGUALDADES NAS SUAS DIVERSAS DIMENSÕES. O PRINCIPAL FOCO DA NOSSA DISCUSSÃO É FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA ENTRE O PENSAMENTO DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO ÀS TEORIAS QUE ELE MESMO CHAMA DE CRÍTICO REPRODUTIVISTA, TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO O PENSAMENTO DE LOUIS ALTHUSSER.